Artigo e Notícias

20 de Novembro de 2020
Compartilhe

Reciclagem e Sustentabilidade: Como ajudam nosso meio-ambiente?

No dia 22 de novembro é comemorado o dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo e por isso, separamos um assunto especial para ser abordado: a reciclagem e a sustentabilidade. Você sabe como elas se completam?

 

Dentre práticas que podem salvar nosso meio ambiente, separamos duas muito importantes e que estão crescendo expressivamente no mundo. Atitudes sustentáveis e a reciclagem são duas formas de preservar o nosso bem maior e nos trazer uma segurança, mediante a um futuro incerto.

 

As duas caminham juntas pelo simples fato de fazerem parte do mesmo processo. O reaproveitamento de materiais para fabricação de outras matérias primas recebe o nome de reciclagem e é considerada uma prática sustentável.

 

Muitas vezes o processo de reciclagem é facilitado pela coleta seletiva. Essa etapa é importantíssima, pois é nela que o lixo é separado. Ao separar o nosso lixo, ajudamos os catadores e a natureza em todo esse processo. A coleta seletiva, hoje, é um dos pilares do consumo sustentável. Se fizermos o descarte da forma correta, evitamos que o lixo acabe indo para bueiros, mares e rios.

 

Foto: Freepik
Foto: Freepik

 

Para ter uma dimensão, segundo a ONU Meio Ambiente,o Brasil é o campeão de geração de lixo, representando 40% do total gerado na região – cerca de 541 mil toneladas/dia. Daí, nasce a necessidade de reciclagem.

 

Hoje é possível encontrar várias práticas. No estado de São Paulo, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) firmou contrato para implantação de uma usina de reciclagem para produção de base asfáltica a partir de resíduos de obras de saneamento. Com essa solução moderna e sustentável, a empresa espera melhorar a qualidade do pavimento e reduzir o descarte de resíduos sólidos em aterros.

 

Segundo o diretor-presidente da Sabesp Benedito Braga, a nova usina se encaixa na busca constante da Companhia pela inovação. “A Sabesp procura o desenvolvimento, a inovação, a economia circular, o uso das boas práticas. Estamos sempre na fronteira tecnológica, com exemplos no tratamento de água ou na transformação de lodo em energia. E agora estamos fazendo uma usina de reciclagem de asfalto”, disse.

 

Todo esse processo é econômico, e ajuda muito o nosso meio-ambiente. Evitando o desperdício de matérias primas, evitamos gastos excessivos com coisas que às vezes não precisamos.

Publicações Sugeridas

Minas Gerais segue na frente como maior produtor de Energia Solar Fotovoltaica O estado que é referência em energia solar segue liderando o ranking de produção, segundo dados divulgados pela ABSOLAR que ressaltam a unanimidade dos mineiros em produção de energia fotovoltaica.
I.S Brasil realiza doação de máscaras para asilo em Alpinópolis Colaboradores visitaram o asilo e entregaram 1000 máscaras descartáveis para servidores e internos.
I.S Brasil relembra começo e agradece Lázaro do Ganchinho Coadjuvante da história da empresa I.S Brasil, Lázaro Antônio da Silva, ou como é conhecido popularmente Lázaro do Ganchinho, volta à sede e relembra como tudo começou.
Dia do Livro: I.S Brasil disponibiliza títulos aos colaboradores Pensando em aumentar os conhecimentos de seus colaboradores, a I.S Brasil desenvolveu sua própria biblioteca. A proposta, que teve início no meio deste ano de 2020, atraiu funcionários que estão adorando a iniciativa.
Água: 5 formas de economizar Nos últimos anos, o ecossistema vem sendo modificado de forma constante pelas ações dos seres humanos. Dentre os recursos que precisam de mais cuidado e que podem desaparecer, está a água.
I.S Brasil doa usina fotovoltaica para a Marinha do Brasil Com intuito de promover ainda mais a economia e a sustentabilidade em São José da Barra/MG, a I.S Brasil realizou a doação de uma usina solar fotovoltaica para a Delegacia Fluvial de Furnas. O termo da doação foi assinado no dia 13 de agosto.
Energia solar: investimento que traz economia e tranquilidade No artigo anterior, falamos sobre a viabilidade econômica da energia solar e trouxemos a história do senhor Carlos - um produtor de leite que possuía gastos de energia em torno de R$ 17.000,00 mensais.
Energia solar: entenda a viabilidade econômica para o produtor rural Anteriormente, em nosso artigo sobre como a energia solar fotovoltaica ajuda a aumentar seus lucros na produção de leite, alguns leitores tiveram dúvidas quanto ao investimento e à viabilidade econômica da energia solar.
Como a energia solar fotovoltaica ajuda a aumentar seus lucros na produção de leite? Ainda que a energia solar tenha uma recente popularização no Brasil, ela já é responsável por 1,6% da matriz energética brasileira. Você conhece e sabe como ela pode ajudar a sua fazenda?
A I.S Brasil recebe a certificação Selo Verde do Instituto Chico Mendes No mês de janeiro, a empresa I.S Brasil, situada em São José da Barra/MG, recebeu do Instituto Internacional Socioambiental Chico Mendes a certificação Selo Verde de Ação Socioambiental.
Energia fotovoltaica é aliada da sustentabilidade e produtividade no agro Por qualquer ângulo que se olhe, quando se fala no uso da energia na propriedade, o desenvolvimento sustentável é um caminho que, necessariamente, deve ou deverá ser percorrido.

Somos especialistas em energia solar.

Rua Campo Belo, 172 - Furnas, São José da Barra/MG
Entre em contato
com nossa equipe
Telefone 35 3523-5485
WhatsApp 35 99247-9468
E-mail contato@isbrasilsolar.com.br

Somos especialistas em energia solar.

Rua Campo Belo, 172 - Furnas, São José da Barra/MG
© Copyright 2020 - I.S. Brasil Soluções Sustentáveis - Todos os direitos reservados.