O estado do Ceará terá mais um empreendimento para produção de hidrogênio verde, com fontes alternativas. O Governo do Ceará e a Cactus Energia Verde assinaram, no início desta semana, um memorando de entendimento na ZPE (Zona de Processamento e Exportação) do Complexo Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante (CE).
Segundo informações do Governo, o projeto tem previsão de construção para início de 2023, e pode produzir 10,5 mil toneladas de hidrogênio e 5,25 mil toneladas de oxigênio verde por mês. O investimento é de aproximadamente € 5 bilhões.
A expectativa é que o empreendimento gere 5 mil empregos diretos durante sua construção e manutenção, além de outros 600 postos de trabalho em sua fase de operação.
O processo de produção de hidrogênio vai utilizar 3,6 GW de energia limpa de fontes renováveis, que serão gerados no Parque Fotovoltaico Uruquê, e em dois parques que serão construídos em Jaguaretama e Umari, além do Parque Eólico Offshore, com potencial de produção de 1,2 GW de energia, localizado em Camocim (CE).