O ano novo Chinês é um feriado que tem grande importância para o mercado mundial. Sem um dia específico para comemorações, neste ano de 2022, o feriado foi comemorado no dia 01 de fevereiro. O ano do Tigre é visto com bons olhos pelos chineses. Segundo eles, o Tigre traz boas perspectivas.
Os chineses aproveitam esta data para estender a folga, comemorar e viajar com a família. O descanso que pode ser de uma ou duas semanas, acaba impactando o mercado mundial, pois praticamente todo país para.
Considerada hoje a segunda maior economia do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, a China é a maior exportadora mundial. É de lá que saem todas as matérias primas que abastecem todo o mundo. Ela parando, seus consumidores também param. Tem o caso de importadores que se antecipam, mas grande parte do mercado sofre com a parada.
Mercado Solar
O mercado solar vive incertezas diversas, como com a lei 14.300, com as taxas do IPI e ICMS, dentre outros cenários. O ano novo chinês ainda não trouxe grandes impactos para o setor, pois muitas empresas se prepararam para o período. Mesmo assim, o fechamento das fábricas na China impacta nosso mercado.
No ano de 2021, vivemos um grande aumento da taxa cambial e incidentes como no Canal Suez, no Egito, onde o Navio Ever Given ficou encalhado por mais de uma semana. Apesar de não existir influência do ano novo Chinês, o que estava parado e seria exportado após o fim do ano novo, ficou no Egito.
Para este ano, a Bloomberg informou que a cadeia produtiva pode ser afetada por um congestionamento em Xangai. Tudo isso porque existe um acúmulo de contêineres no Porto de Shenzhen, desde início do ano. Esse fato pode prejudicar as exportações, principalmente por conta do ano novo chinês.
Ainda de acordo com a Bloomberg, no início do mês o volume transportado para o terminal de Shenzhen estavam cerca de 30% acima de dezembro.