A energia solar fotovoltaica cresce a passos largos no Brasil. Recentemente, o país atingiu a marca de 1 milhão de unidades consumidoras com geração própria de energia solar. Esses dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).
Ainda de acordo com a Associação, o Brasil conta com 8,6 gigawatts (GW) de potência instalada, o equivalente a cerca de dois terços da potência da usina hidrelétrica de Itaipu.
Leia também: GD ultrapassa Itaipu com novo recorde histórico
Parte da geração é graças às residências, que somam 76,6% dos consumidores que utilizam energia solar. Na sequência, comércios e serviços (13,4%), produtores rurais (7,6%), indústrias (2,1%), poder público (0,3%), serviços públicos (0,03%) e iluminação pública (0,01%).
A ABSOLAR prevê que a energia solar dobrará em capacidade instalada frente a 2021, impulsionada pelo novo marco legal e pela procura de alternativas pelo consumidor para diminuir as despesas com a conta de luz.
A expectativa é de que sejam adicionados mais de 11,9 GW em potência de pequenos a grandes empreendimentos em 2022, ante os 13 GW atuais.