O Parlamento Europeu votou na última quarta-feira, 08/06/2022, para que todas vendas de carros e vans novos sejam zero emissões a partir do ano de 2035, na tentativa de zerar a emissão de CO2, em todo continente europeu.
Com 339 votos a favor, 249 contra e 24 abstenções, o relatório apresentado no Parlamento, foi aprovado sobre a legislação revisada dos padrões de emissão de CO2 dos veículos à combustão.
Com a aprovação, a lei exige que as montadoras reduzam suas médias de emissões, em toda a frota em 100% a partir de 2035, com etapas intermediárias em 2025 e 2030.
O texto jurídico final será elaborado em conjunto do Conselho Europeu. Os ministros do Meio Ambiente devem aprovar sua versão da legislação em uma cúpula, em Luxemburgo, no dia 28 de junho de 2022.
Uma emenda alternativa apresentada em plenário pelo Partido Popular Europeu teria estabelecido a meta de redução de emissões de 2035, em 90 por cento sem qualquer data clara de término do motor, mas esta foi rejeitada. O plano teria permitido a venda continuada de um número limitado de veículos com motor à combustão, mas foi ferozmente combatido por grupos verdes, que foram contra.
O relator liberal holandês, Jan Huitema, também pressionou a votação por uma medida provisória extra para 2027, para estimular a indústria a acelerar a produção de carros limpos, mas isso foi rejeitado pelos eurodeputados.
É importante lembrar que muitas montadoras que possuem fábricas no Brasil, têm suas matrizes na Europa. Apesar de tempo até que as medidas comecem a valer, as companhias precisam se preparar para cumprir com a legislação. As determinações em outros locais podem mudar os rumos da globalização. Com essa nova determinação apresentada, como será que o mercado reagirá?
Leia também: Procura por veículos elétricos aumenta em maio
Com informações : POLITICO