Os níveis dos reservatórios nacionais, mostram sinais de recuperação. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) há uma melhora em comparação ao início do mês. Estes dados foram apresentados no boletim do Programa Mensal de Operação (PMO), da semana do dia 9 a 15 de outubro.
De acordo com o boletim divulgado, a região Sul deve fechar outubro com 49,5%, o Norte com 45,8%, Nordeste deve ficar com 35,5% e Sudeste/Centro-Oeste, com 15,2% do volume. O baixo volume nas regiões Sudeste e Centro-Oeste assustam, mas mostram esperança para as regiões, que mais sofreram com a seca.
O boletim aponta que, há uma melhora na Energia Natural Afluente (ENA). O relatório ainda indica melhora na Energia Natural Afluente (ENA), para as regiões Sudeste/Centro-Oeste e Sul, que devem chegar a 112% e 153% da Média de Longo Termo (MLT), respectivamente.
As demais afluências no Norte devem chegar a 75% da MLT, enquanto o Nordeste ficará em 33% da MLT. Essa atualização na previsão de vazões foi o principal fator que influenciou na queda de 53,37% do Custo Marginal de Operação (CMO) em todos os subsistemas, passando de 426,20/MWh para os atuais R$ 198,74/MWh.