BENTO ALBUQUERQUE, Ministro de Minas e Energia.
Na terça-feira, 16/03, aconteceu o evento Welcome Energia 2021, que reuniu vários profissionais de renome na indústria energética do país. No evento 100 % digital, os participantes discutiram sobre as perspectivas políticas e econômicas para o setor energético brasileiro. Realizado pelo Grupo Mídia e pela Revista Full Energy, o evento tem como objetivo contribuir com o segmento energético. Líderes da indústria, governo, entidades setoriais puderam expor suas visões e expectativas para o setor energético no ano de 2021. Quem abriu o evento foi o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
“Estamos realizando uma reflexão estrutural da priorização dos investimentos em inovação no segmento, além de verificar a melhor forma de valorar os benefícios ambientais das fontes limpas. Esse movimento foi acelerado pela Medida Provisória 998, aprovada pelo Congresso Nacional e convertida em lei, que também reforça o papel da fonte nuclear para o país – energia limpa atuando na base do sistema”, disse o Ministro.
O evento contou com a participação de profissionais como Marisete Pereira, secretária-executiva no Ministério de Minas e Energia; Carlos Quintanella, Diretor-executivo da FGV Energia; Ricardo Baitello, especialista do Departamento Técnico- regulatório da ABSOLAR; Carlos Evangelista, Presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD); Bárbara Rubim, Vice-presidente de Geração Distribuída da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica); José Mauro Coelho, Secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia; Andrew Frank Storfer, CEO da América Energia; Reginaldo Medeiros, Presidente-executivo da Abraceel; dentre outros profissionais de renome na indústria energética.
O setor de energia solar fotovoltaica foi representado por Ricardo Baitello, Carlos Evangelista e Bárbara Rubim. Os três puderam expor as expectativas para o setor solar para o ano de 2021 e falar um pouco sobre o setor energético. Segundo Ricardo, o Brasil pode atingir 12,5 GW, ainda em 2021. De acordo com o especialista, a energia solar fotovoltaica e a eólica poderão representar mais de 40% da matriz elétrica do futuro. Ainda no evento, Ricardo falou sobre o avanço regulatório da Geração Distribuída. “O avanço regulatório que a geração distribuída tem experimentado desde a Resolução 482 já superou 8 anos. Desde lá tem sido implementadas modalidades variadas, como a geração remota e a geração compartilhada. Então nós temos modalidades que já podem permitir que não apenas o proprietário do telhado tenha essa geração fotovoltaica”, disse Baitello em live do evento. “Seria sem dúvida uma alternativa excelente. Seria ótimo que a ANEEL pudesse trabalhar esse tema. Claro que os desafios são muitos da ANEEL, não só da ANEEL, mas de todos tomadores de decisões e os órgãos”, completou Ricardo.
Ricardo Baitello, especialista do Departamento Técnico – regulatório da ABSOLAR – créditos: André Pinnola/Funbio.
Outra participante que defendeu a solar foi Bárbara Rubim, Vice-presidente de Geração Distribuída da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). “Acho que muito da pauta de crescimento das renováveis no mundo, para além de pensar somente no Brasil está sendo guiada por uma discussão climática. Essa discussão climática, ela foi desacelerada em 2020, em virtude da pandemia da covid, mas ela em 2021 com força total”, disse Bárbara na live. Segundo a profissional, a ONU mostrou que o Brasil assim como os outros países, não atingiu sua meta para redução de emissão do CO2, então esse compromisso vai permanecer. Além disso, ela falou que modernização do setor vai ser uma pauta nos próximos anos também.
Carlos Evangelista e Bárbara Rubim em live do evento Welcome Energia 2021.
A I.S Brasil participou do evento 100% digital e pôde acompanhar um pouco mais sobre as perspectivas da indústria solar fotovoltaica, para este ano. Em contato com Edmilson Jr. Caparelli, Presidente do Grupo Mídia, foi possível ter uma ideia sobre o evento e sobre a importância dele para o cenário. “O Welcome Energia nos permitiu compreender todas as interfaces políticas e econômicas ao lado das principais lideranças da indústria, governo, entidades setoriais e também de especialistas do setor com diálogos e exposições proveitosas para toda cadeia energética”, disse Edmilson Jr. Caparelli. “Foi uma manhã de importantes discussões para a agenda do setor energético ao pautar grandes e interessantes análises sobre a nova fase da matriz brasileira em um momento tão desafiador para o segmento a nível mundial. Tenho a esperança que o segmento supere todas as adversidades e que seja, de fato, um dos propulsores da economia do país!”, completou.
Edmilson Jr. Caparelli, Presidente do Grupo Mídia.