Nos últimos anos, o ecossistema vem sendo modificado de forma constante pelas ações dos seres humanos. Dentre os recursos que precisam de mais cuidado e que podem desaparecer, está a água.
Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) publicado em 2018, a falta de água afetará cerca de 5 bilhões de pessoas no mundo já em 2050. Apesar de ser um recurso renovável, a água é finita. Mesmo com o processo da evaporação, as mudanças climáticas e o desmatamento das florestas mudam tudo.
Pensando nisso, a I.S Brasil reuniu 5 dicas para ajudar você a economizar água em sua casa ou negócio:
1. Colete água da chuva: com ajuda de um recipiente, colete água da chuva e utilize-a na limpeza de seus veículos ou do seu quintal. É importante deixá-la tampada para que não tenha propagação de doenças como a dengue, por exemplo. Lembre-se: a água da chuva não é potável, portanto, não a beba.
2. Feche bem as torneiras e olhe vazamentos: torneiras que pingam dia e noite trazem um desperdício enorme de água limpa e tratada. Verifique também se os encanamentos possuem vazamentos.
3. Tome banhos rápidos: banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Se você fechar o chuveiro ao se ensaboar, e reduzir o tempo do banho para 5 minutos, seu consumo cai para 45 litros.
4. Reaproveite a água das máquinas de lavar: a água que a máquina de lavar usa para o enxágue pode ser usava para limpar o chão da cozinha, quintal e até mesmo lavar o carro. Dependendo do número de enxagues, dá para economizar até três baldes de água.
5. Limpe a louça antes de lavar: as pessoas exageram ao usar a água para lavar louça, seja pela torneira aberta ou porque a louça está muito suja. Retire os excessos dos utensílios antes.
Com essas dicas, conseguimos preservar a natureza e não desperdiçar nossa água. O mundo está em nossas mãos e cabe a nós cuidarmos do mesmo.