O Governo do Amapá anunciou na segunda-feira, 14, um novo plano econômico para o estado. O objetivo é de gerar mais empregos e renda para a localidade, após a pandemia da Covid-19, fato que trouxe prejuízos para o estado.
Com o plano, o Governo espera conseguir a recuperação financeira de microempresas, incentivo para o setor de energia solar e mais cursos capacitantes para a população.
O incentivo ao setor de energia solar, caminha com a ideia de gerar mais sustentabilidade, para isso o governo desenvolveu o projeto “Amapá Solar”. Este, pode ampliar a produção de energia renovável, barateando os custos de implantação para as empresas. De acordo com o Governo, serão R$ 15 milhões na linha de crédito voltada para atender micro e pequenas empresas.
Além disso, uma fazenda solar pode ser construída no estado. O governo estudará áreas viáveis para a construção de um sistema fotovoltaico, que possibilitará pesquisas e estudos sobre microgeração de energia limpa.
Outra ideia do projeto é de ofertar treinamento a partir de um curso de instalação e manutenção de painéis fotovoltaicos a 600 beneficiários do Amapá Jovem, que poderão ser contratados pelas empresas de energia solar.