A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou na última terça-feira,15, a minuta do edital do primeiro leilão de transmissão para este ano, que deve acontecer em 30 de junho, na B3, bolsa de valores de São Paulo.
A expectativa é que sejam construídos 5.291 quilômetros de novas linhas de transmissão. Serão 6.260 MVA em capacidade de transformação de subestações, com investimentos estimados em R$ 15,3 bilhões.
De acordo com a ANEEL, serão 13 lotes de empreendidos, localizados no Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Segundo informações, o estado de Minas Gerais contará com a maior parte dos investimentos. Os lotes na localidade devem movimentar R$ 12,8 bilhões para ampliar a capacidade de transmissão da região Norte do estado.
A partir da assinatura dos contratos de concessão, os projetos terão prazos de entrada em operação comercial de 42 a 60 meses. O texto com regras do certame ainda vai ser analisado pelo TCU , mas a previsão é que a versão final seja publicada em maio.