A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgou dados importantes para a GD, na última semana. Segundo a organização, a geração distribuída contribuiu para redução de 1 % da demanda de energia elétrica em agosto no mercado regulado. A pesquisa apontou também o potencial da autoprodução de energia renovável e limpa no combate à crise hídrica. Além desse dado, a GD do Brasil alcançou 7GW de potencial de geração.
Segundo o levantamento da CCEE, as fontes renováveis possuem participação no mercado regulado, que é o mercado comum entre consumidores e concessionárias. O levantamento detectou um aumento de 0,9% da geração distribuída na demanda do mercado regulado, em comparação ao ano passado.
O estudo mostrou também uma migração dos consumidores para o Ambiente de Contratação Livre (ACL), ou mercado livre. Segundo a CCEE, a busca por este mercado aumentou 2,3 %, em comparação ao ano passado.
Os dados extremamente positivos, mostram que a procura por fontes renováveis cresce cada vez mais, seja no mercado regulado ou livre. Os bons resultados trazem perspectiva e mais segurança, pensando que, os bons números podem ajudar no combate da crise hídrica. Apesar de um resultado menor que dos últimos semestres, a procura segue com alta menos acentuada.