A energia solar fotovoltaica segue alcançando números importante em nosso país. Recentemente, o Brasil atingiu 11 gigawatts (GW) em capacidade solar em operação. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), esse número é a soma da geração centralizada (3,84 GW) e geração distribuída (7,16 GW). Os dados foram divulgados na última quarta-feira,13/10.
Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), só em 2021, 2,38 GW foram adicionados em geração distribuída. Comparado aos anos anteriores, esse índice aponta um grande avanço para a fonte solar no Brasil. Ainda de acordo com a Associação, o país adicionou 1 GW em menos de dois meses.
No final do ano passado, o Brasil possuía 7,78 GW instalados da tecnologia. O número de conexões e o potencial criam boas perspectivas para este mercado. A expectativa da ABSOLAR, é que a geração solar ultrapasse a marca de 12 GW até o final deste ano.
Nas redes sociais, Ronaldo Koloszuk, Presidente da ABSOLAR, comentou, “adoramos noticiar esses marcos porque mostram o quanto essa fonte limpa, renovável e competitiva está crescendo no País. Em abril de 2020, batíamos os 5 GW de potência operacional. Um ano e quatro meses depois, atingimos a marca história de 10 GW. Hoje, após menos de três meses, estamos com 11 GW”.