A BYD Energy anunciou nesta semana, uma nova linha de produção de painéis solares, na cidade de Campinas- SP. Segundo informações da fabricante, a inauguração acontecerá em 19 de abril, e posteriormente, em 25 de abril de 2022, iniciará a produção do módulos solares, no Complexo Industrial.
A cerimônia de inauguração contará com autoridades e demais convidados, além do board da empresa, inclusive Stella Li, Vice-Presidente Executiva Global da BYD.
A gigante chinesa informou que serão implantados equipamentos de última geração, assim será possível elevar o nível de automação e tecnologia nos processos fabris, agregando diversas tecnologias aos produtos como Multi-busbar, half-cell, 1/3 cut cell, micro-gap e negative-gap.
A nova linha permitiu também que a fábrica se tornasse compatível com todas as dimensões de células fotovoltaicas, atualmente disponíveis no mercado, com grande ganho de produtividade e eficiência. Assim, a empresa continua com o forte desenvolvimento no Brasil, levando sustentabilidade para todos os cantos.
Tecnologia painéis solares BYD
Após a inauguração, a byd trabalhará com a comercialização de uma linha completa de módulos de alta potência, mono e bifaciais, que variam de 450 W até 670 W. Assim, os novos painéis serão comercializados desde o projeto, desenvolvimento, até a completa implantação.
“Agora é possível realizar a laminação e o encapsulamento de módulos convencionais ou double-glass. Outro fato de destaque é que a expansão e transformação dos processos produtivos garantiram à empresa triplicar sua capacidade para atingir 0,5 GW, suficiente para abastecer uma cidade com 750 mil habitantes”, informou em comunicado.
Sobre a BYD
A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos, em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). A empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: Em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro.
Além disso, a BYD comercializa no Brasil empilhadeiras, caminhões, furgões e automóveis, todos totalmente elétricos e não poluentes. Mais recentemente, devido à pandemia da Covid-19, a empresa também está vendendo máscaras descartáveis no país. Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização dos automóveis de passeio no país, com a apresentação do modelo SUV Tan EV e a nomeação da EuroBike como a primeira concessionária de automóveis elétricos da marca no Brasil.