Na terça-feira, 09/03, os novos colaboradores da I.S Brasil concluíram os cursos da Norma Regulamentadora 10 e 35 (NRs), que são oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Ao todo, 6 funcionários participaram das atividades, que aconteceram entre os dias 1 e 9 de março. Os dois treinamentos foram realizados em Furnas, São José da Barra/MG e tiveram uma carga horário total de 56 horas, que são estipuladas pelo Ministério do Trabalho. Os treinamentos possuem validade de dois anos e fazem parte de uma iniciativa do SENAR, que tem o objetivo de capacitar os funcionários que atuam em campo, para lidar com atividades que envolvem energia elétrica e altura.
Equipe I.S Brasil em treinamento.
O primeiro curso realizado pela equipe foi o de NR 10. Durante uma semana, os colaboradores foram ministrados pelo instrutor Alexandre Keney, professor do SENAR. O treinamento teve uma carga horária de 40h e nele, o instrutor passou medidas de controle fundamentais para garantir a segurança do empregado, durante o exercício de suas funções. “É um curso obrigatório pelo Ministério do Trabalho, porque ele ensina as boas práticas na área de eletricidade. No curso, eles viram alguns procedimentos que são essenciais para evitar o acidente com eletricidade”, disse Alexandre Keney. “Eletricidade não tem cor, não tem cheiro, não dá pra perceber, a não ser que você toque nela. Temos que trabalhar com muita atenção e respeito a ela, para evitar acidentes”, completou o instrutor.
“O curso possibilita que o pessoal aumente o conhecimento e conheça procedimentos corretos para executar atividades que envolvem a energia elétrica. É um curso extenso, porém é objetivo e apresenta muito conhecimento”, disse Everton dos Reis Souza Passos, técnico de segurança da I.S Brasil.
O segundo curso realizado foi o de NR 35, este, determinado para proteção do trabalho desenvolvido em altura. O treinamento com carga horária de 16h, tem o objetivo de instruir os colaboradores que realizam trabalhos em uma altura acima de 2 metros do chão. A Norma Regulatória visa preservar a integridade física e a vida do trabalhador.
Alexandre Felipe Cardoso, instrutor do Senar Minas.
“É um curso muito importante para quem trabalha em altura, com segurança. O Senar Minas, preocupado com essas situações, disponibiliza esse treinamento para que as pessoas trabalhem com segurança”, disse Alexandre Felipe Cardoso, instrutor do Senar Minas. “O curso com duração de 2 dias faz com que o funcionário lide com a prática. Além de aprender em sala, ele aprende práticas que serão utilizadas em campo”, completou.