Por William Cambuhi
Eventos indesejados podem ocorrer a qualquer momento, principalmente quando lidamos como fenômenos da natureza. Neste caso, quatro indivíduos escolhem a copa de uma árvore para se proteger da chuva e, muitas vezes, a falta de conhecimento desses tipos de fenômenos podem ser fatal para a vida humana.
Em uma análise mais técnica para casos de descargas atmosféricas, podemos listar alguns tipos de tensões e potenciais envolvidos. São eles:
-Tensão de passo;
-Tensão de toque;
– Potencial de terra;
– Potencial de superfície.
A tensão de passo, por exemplo, é formada pelo diferencial de potencial que ocorre entre as distâncias dos passos/pés em um momento de uma descarga atmosférica, cabos da rede de distribuição partido e caído no chão ou mesmo o escoamento de tensões elétricas no solo.
Importante saber que quando uma descarga atmosférica cai em um determinado ponto, mesmo uma pessoa estando longe do ponto de impacto, ela pode ser afetada por uma descarga indireta, ou seja, diversos níveis de potenciais são criados e percorrem uma trajetória. Por exemplo, se temos uma descarga atmosférica direta de tensão máxima de 1MV, podemos entender que, gradativamente, essa tensão irá se dissipar através do solo, podendo formar várias pequenas descargas com determinados valores atenuantes, chegando até a ordem de 750 kV e 850 kV. Logo o diferencial por potencial será de 100 kV passando pelo corpo indivíduo.
Agora, imagina você caminhando tranquilamente pelo campo onde esse diferencial de potencial poderá surgir, ou mesmo se escondendo debaixo de uma árvore como esses indivíduos do vídeo. O coração humano vai operar como uma bobina e não irá suportar esse diferencial de potencial de 100 kV.
Por fim, reforçando a vocês, meus colegas, quando se deparar com tempestades, por favor, não fiquem expostos, vá para lugares protegidos.
Nós da Célula Energia temos o prazer de levar o conhecimento baseado na ABNT NBR 5419:2015 em prol dos colegas.
Conhecimento em prol de todos!
William Cambuhi
Fundador da Célula Energia Cursos e Treinamentos, Engenheiro de Controle e Automação e Pós Graduado em Engenharia Eletrotécnica e Sistemas de Potência pelo UNISAL. Possui mais de 10 anos de experiência com projetos elétricos em distribuição conforme a ABNT NBR´s: 5410:2004, 5419:2015, 16690:2019 e 16274:2014 . Também participa da reunião da ABNT/CB-003/CE 003 082 001 “Sistemas de conversão fotovoltaicas de energia solar”. Professor e palestrante na área de energia solar fotovoltaica e projeto elétrico de distribuição e dimensionamento de componentes elétricos.