Conta de luz pode subir em média 12%

18 maio 2022

Os aumentos com as tarifas de energia seguem sendo um grande problema para os brasileiros. Recentemente, um estudo da TR Soluções, empresa de tecnologia especializada em tarifa de energia, detectou que a conta de energia pode subir em média 12%, até o final do ano. Esse reajuste é um reflexo da crise hídrica encarada pelos brasileiros no ano de 2021.

O alerta fica para a região Nordeste, que pode ser a região do Brasil mais afetada com este reajuste. Tudo isso foi calculado sem os impostos, nem as bandeiras tarifárias que podem aumentar ainda mais a porcentagem divulgada pela empresa de tecnologia.

Os cálculos da empresa de tecnologia mostraram que o Nordeste pode contar com uma alta de 17%; o Norte com mais de 10%; Centro-Oeste 9,5% ; Sudeste com 13% e por último temos o Sul com uma baixa de 3%.

De acordo com a TR Soluções, a alta na conta de energia pode também ser um reflexo da política atual. Para o engenheiro elétrico da Eletrobras Ikaro Chaves, o alto valor pago pelos consumidores têm mais a ver com a política equivocada para o setor que o governo federal vem utilizando. Ikaro destacou que uma das responsáveis pelo aumento nas contas de energia é a Política de Preços Internacionais (PPI), da Petrobras, que cobra em dólar pelos combustíveis que são utilizados pelas usinas termoelétricas.

Governo negocia reajuste na conta de luz

O Presidente da Câmara, Arthur Lira pediu “um prazo bastante curto” para que o Ministério de Minas e Energia apresente uma solução para reduzir da tarifa de energia. A declaração foi dada após reunião com o ministro da pasta, Adolfo Sachsida, Ministro de Minas e Energia, representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), líderes de partidos e representantes da sociedade civil.

“Tivemos uma reunião bastante produtiva, onde o ministro Sachsida saiu daqui com a incumbência de se reunir com as distribuidoras, com a Aneel e com os parlamentares para discutir uma saída equilibrada para que possa, a partir desse momento, ter um encaminhamento de solução para diminuição desse repasse que, apesar de contratual, pode ser minimizado no momento ainda de grande dificuldade com a retirada da bandeira e com incremento desse aumento por das distribuidoras”, afirmou Arthur Lira.

Com informações Agência Brasil

Leia também

PL 2703 pode ser votado no Senado nesta semana

PL 2703 pode ser votado no Senado nesta semana

O Projeto de Lei nº 2703, que define a prorrogação do prazo para a Lei 14.300, até julho de 2024, pode ser votado nesta quarta-feira,14, no senado Federal. Segundo informações do INEL (Instituto Nacional de Energia Limpa), o PL 2703 foi pautado e é o quinto item da...

PL que amplia prazo para “taxação do sol” é aprovado

PL que amplia prazo para “taxação do sol” é aprovado

O Projeto de Lei 2703/2022, que altera a Lei nº 14.300, famosa "taxação do sol", de 6 de janeiro de 2022, com o objetivo de acrescentar prazo para novas compensações de energia foi aprovado ontem,06, na Câmara dos Deputados. Com 260 votos a favor e 83 contra, o...

I.S Brasil recebe certificação do Instituto Chico Mendes

I.S Brasil recebe certificação do Instituto Chico Mendes

A I.S Brasil Solar e o grupo Fazendas Reunidas ACP, Filhos e Netos receberam no dia 22/11/2022, no Clube Sírio, em São Paulo- SP, no Prêmio Socioambiental promovido pelo Instituto Chico Mendes, a certificação do PROCERT - Programa de Certificação pelo Compromisso com...