Quando falamos em energia solar, muitos pensam em indústrias e fazendas, porém você sabia que a energia solar residencial tem se tornado uma grande tendência no Brasil? A implantação de um sistema fotovoltaico em residências requer planejamento e conhecimento, porém resulta em economia e sustentabilidade imediatas!
A energia solar é uma das fontes de energia com maior potencial de crescimento, estando na 5ª posição da lista das matrizes energéticas mais utilizadas no país. Porém, a falta de informação e conhecimento acabam gerando dúvidas e incertezas quanto à instalação desse sistema.
Por isso, nesse artigo, você aprenderá como funciona o sistema de energia solar residencial, bem como suas principais vantagens e características. Boa leitura!
Como funciona a energia solar residencial?
Como o próprio nome já diz, a energia solar residencial trata-se de captar a radiação do sol e transformá-la em energia elétrica para a sua casa, resultando em um desconto parcial ou total na conta de luz (vale ressaltar que ter energia solar não te deixa isento da taxa mínima cobrada pela concessionária de energia).
O primeiro passo é a instalação dos painéis fotovoltaicos no telhado da residência. Esse projeto deve levar em conta as necessidades específicas de cada cliente e seu local de instalação, a fim de tirar o máximo proveito dos painéis.
A instalação é realizada nas ripas e colunas da construção, sendo identificado no estudo técnico uma avaliação completa da estrutura para saber o cálculo de peso que poderá suportar. Em geral, a maioria dos telhados são capazes de receber a estrutura dos módulos fotovoltaicos tranquilamente.
On-Grid vs Off-Grid
Existem 2 principais sistemas de energia solar, o “on-grid” e o “off-grid”, e eles funcionam da seguinte maneira:
- O sistema on-grid é conectado à rede elétrica pública. Desse modo, caso você produza menos energia do que utiliza, o faltante virá automaticamente da concessionária de energia. De maneira inversa, caso você produza mais do que o necessário, o excedente é injetado na rede e você é compensado com créditos energéticos, que podem ser utilizados para abater valores da conta de luz (principalmente em dias em que a produção de energia dos painéis não for suficiente para o seu consumo).
- Já o off-grid é independente da rede elétrica, e pode acumular o excedente da energia solar gerada em um banco de baterias, provendo energia elétrica em momentos em que a geração de energia elétrica não é possível (à noite, por exemplo).
Vantagens da energia solar residencial
A principal vantagem da energia solar é a redução de custos, que pode parecer contraditória já que o valor de instalação é alto. Caso o pagamento seja à vista, geralmente a instalação se paga completamente em no máximo 5 anos, uma vez que você não gastará com contas de luz nesse período.
Porém a economia de verdade vem com o parcelamento da instalação do projeto. Dependendo do consumo energético da sua casa e do número de parcelas, em muitos casos as parcelas são menores que a conta de luz, resultando em uma economia mensal logo no primeiro mês, e que perdurará até o final das parcelas. A partir daí, a economia pode chegar até 95%.
Além da redução de custos, a energia solar residencial proporciona diversas outras vantagens, tais como:
- Independência em relação à oscilação das tarifas energéticas;
- Comprometimento com o meio ambiente e com práticas sustentáveis;
- Valorização do imóvel, entre outras.
A utilização da energia solar residencial só traz vantagens, e é um investimento que vale muito a pena independente da região, do seu consumo e da concessionário de energia que te atende.
Instale energia solar com a IS Brasil
Nós da IS Brasil desenvolvemos projetos de energia solar residencial específicos para atender à necessidade e demanda de cada cliente. Somos especialistas em energia solar fotovoltaica, e conseguimos entregar a melhor solução em energia solar para você, entre em contato e fale com um de nossos consultores!
☎ (35) 3523-5485
📱 (35) 99727-6404 – WhatsApp
Para mais conteúdos e notícias sobre o mundo da energia solar, visite nosso blog.