Entidades discutem abertura do Mercado Livre

2 fev 2022

O MME (Ministério de Minas e Energia) informou que na segunda-feira, 31 de janeiro, foi o último dia conferido para que a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) e a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) enviassem os estudos para abertura do mercado livre para consumidores com carga inferior à 500 kW.

De acordo com a Abraceel (Associação Brasileira de Comercializadores de Energia Elétrica), é o início do fim de uma discussão de quase 27 anos. Após o assunto, a entidade reforçou a interação com os agentes de mercado para a contribuição com estudos técnicos. O documento detalha um processo de abertura gradual, através da portaria do Ministério.

Para ingressar no mercado livre, era preciso ter no mínimo 1000 kW de demanda, o que equivale uma conta de energia de R$ 280 mil, que pode ser reduzido para 500 kW. O que foi descrito é que o valor pode ser reduzido em 1º de janeiro de 2022.

Leia também: O mercado livre e seus indicadores

Todo este processo é fundamental para a chegada de novos investimentos, de acordo com a Abraceel. Além de ser um desejo de todo população que quer trocar seu distribuidor de energia.

A expectativa da Abraceel é que desta vez este assunto será resolvido. A novela de 27 anos desde a Lei 9.074/95, pode chegar ao fim.

Leia também

PL 2703 pode ser votado no Senado nesta semana

PL 2703 pode ser votado no Senado nesta semana

O Projeto de Lei nº 2703, que define a prorrogação do prazo para a Lei 14.300, até julho de 2024, pode ser votado nesta quarta-feira,14, no senado Federal. Segundo informações do INEL (Instituto Nacional de Energia Limpa), o PL 2703 foi pautado e é o quinto item da...

PL que amplia prazo para “taxação do sol” é aprovado

PL que amplia prazo para “taxação do sol” é aprovado

O Projeto de Lei 2703/2022, que altera a Lei nº 14.300, famosa "taxação do sol", de 6 de janeiro de 2022, com o objetivo de acrescentar prazo para novas compensações de energia foi aprovado ontem,06, na Câmara dos Deputados. Com 260 votos a favor e 83 contra, o...

I.S Brasil recebe certificação do Instituto Chico Mendes

I.S Brasil recebe certificação do Instituto Chico Mendes

A I.S Brasil Solar e o grupo Fazendas Reunidas ACP, Filhos e Netos receberam no dia 22/11/2022, no Clube Sírio, em São Paulo- SP, no Prêmio Socioambiental promovido pelo Instituto Chico Mendes, a certificação do PROCERT - Programa de Certificação pelo Compromisso com...