O governo do estado do Ceará firmou na segunda-feira,13/12, com a AES Brasil,uma subsidiária da AES Corporation, que é uma das maiores empresas de energia dos Estados Unidos, o 14º memorando de entendimento para investimentos em projetos de hidrogênio verde. Este, vai gerar 1 Gigawatt (GW) de energia renovável, que é suficiente para abastecer aproximadamente 1,5 milhão de residências, além de 500 mil toneladas de amônia verde por ano.
Esta parceria tem o objetivo de desenvolver um projeto de cadeia produtiva do hidrogênio, que inclui a intenção de participação em pool de armazenamento de amônia e de utilidades a ser desenvolvido e implantado no futuro Hub.
“Eu não tenho dúvida que a mudança da matriz energética é um passo importante para o futuro do meio ambiente e o futuro energético do Brasil. O Governo do Estado tem se empenhado fortemente para garantir as condições necessárias para que o Ceará se transforme em um grande Hub de produção de energias renováveis e de hidrogênio verde para o Brasil e para o mundo”, disse o governador do Ceará, Camilo Santana (PT).
A assinatura contou com a presença dos secretários Maia Júnior, do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado Ceará (Sedet), Inácio Arruda, da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e Fernanda Pacobahyba, da Fazenda do Ceará. Também estiveram presentes Clarissa Sadock, CEO AES Brasil Operações; Bernardo Machado Sacic, diretor de Novos Negócios da AES Brasil; professor Hildebrando dos Santos, reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece); professor Glauco Lobo Filho, vice-reitor da UFC; e Roseane Medeiros, secretária executiva da Indústria da Sedet.