O plano de sustentabilidade continua a todo vapor. Na última semana, o departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) divulgou que pretende de levar energia solar para cinco milhões de casas até o ano de 2025. Esta ação pode trazer uma economia de US$ 1 bilhão em tarifas de energia. Para tal feito, será necessário aumentar em 700% a capacidade de energia solar instalada nos próximos quatro anos.
O projeto da Nationan Community Solar Partnership (NCSP), tem o intuito de expandir o acesso à tecnologia fotovoltaica por meio da geração compartilhada, modalidade em que os participantes recebem os benefícios de uma usina solar, com descontos na conta de energia.
“Esse projeto de gerar energia solar para as comunidades é uma das ferramentas mais poderosas que temos para gerar energia limpa e dar a essas famílias o acesso à energia barata, independentemente se eles têm painéis solares instalados em suas casas”, disse a secretária do DOE, Jennifer M. Granholm. “Atingir essa ambiciosa meta vai levar à geração de emprego, economia de energia e aumentar a produção de energia limpa nos EUA”.
Segundo o DOE, há capacidade solar instalada nos EUA o suficiente para abastecer 19 milhões de casas, mas muitos cidadãos carecem de acesso à energia solar, incluindo inquilinos de imóveis e proprietários que não têm condições financeiras ou estrutura de telhado adequada.
“A geração compartilhada é uma das ferramentas mais poderosas que temos para fornecer energia solar acessível para todas as residências do país, independente de ela ser um imóvel próprio ou possuir um telhado adequado para a instalação”, declarou a secretária Jennifer.