Furnas inaugura planta de hidrogênio verde em Itumbiara

9 dez 2021

A Eletrobras Furnas acaba de inaugurar uma planta de estudos de geração de hidrogênio verde, nas instalações da Usina Hidrelétrica de Itumbiara (MG/GO). O projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), pretende trazer conhecimentos para todo o setor elétrico brasileiro e contribuir para a transição da matriz energética do país.

Segundo informações de Furnas, o projeto vai trabalhar energia solar fotovoltaica com a hidrelétrica, em sinergia. Este, tem o objetivo de testar o armazenamento de energias sazonais e intermitentes e sua inserção no Sistema Interligado Nacional (SIN). A iniciativa contou com um investimento de R$ 45 milhões. Neste projeto a Eletrobras Furnas contou com importantes parcerias como, Base-Energia Sustentável e PV Solar e com o apoio da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade de Campinas (Unicamp), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Goiás (Senai-GO), Universidade de Bradenburgo (Alemanha) e do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL).

Leia também: GIZ Brasil abre licitação para planta de hidrogênio verde 

“Estamos apostando nas diferentes rotas de produção do hidrogênio e na versatilidade de seu uso. Para isso, pretendemos dominar o ciclo tecnológico completo desse energético. É importante ver como FURNAS se dedica a estudar o armazenamento e a inserção da energia no sistema interligado nacional. Vale ainda parabenizar a empresa pelo lançamento do edital de inovação tecnológica que abarca também a temática do hidrogênio verde, solução promissora para a transição energética”, disse Bento Albuquerque, Ministro de Minas e Energia, em vídeo mostrado na inauguração.

Como funcionará?

Inicialmente, foi instalada uma usina solar fotovoltaica que produzirá 1000 kWp, dos quais 200 kWp serão provenientes das placas flutuantes sobre o reservatório e 800 kWp de placas instaladas em solo. Itumbiara foi escolhida por apresentar bons índices para geração solar e por deter um reservatório de acumulação adequado para a instalação de painéis fotovoltaicos flutuantes.

Segundo informações de Furnas, A energia gerada pela usina fotovoltaica alimenta um eletrolisador que produz o hidrogênio a partir de processo físico-químico com a água. O hidrogênio é armazenado em forma de gás, em tanque com capacidade de 900 m³ a 27 bar, instalado na planta. E, para a reconversão da energia química contida no hidrogênio em energia elétrica é utilizada uma célula de combustível. O resultado da reconversão é eletricidade e vapor d´água.

A energia será integrada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio da subestação instalada na UHE Itumbiara e servirá para os serviços auxiliares da hidrelétrica, como iluminação, ventilação, tomadas.

O que é hidrogênio verde?

Hidrogênio verde é uma célula de combustível, usada no abastecimento de carros, e também em prédios. Além do hidrogênio verde, possuem outros tipos com cores diferentes. Existem, hidrogênio azul, feito a partir de gás natural, e o hidrogênio cinza, por combustíveis fósseis.

O hidrogênio verde, que será produzio em Furnas é feito a partir de fontes renováveis. Cientistas acreditam que este, é o apropriado contras emissões de carbono. A proposta de criar hidrogênio verde, necessita de muita energia, por isso foi instalada uma planta fotovoltaica, que atuará juntamente de uma hidrelétrica.

Leia também

PL 2703 pode ser votado no Senado nesta semana

PL 2703 pode ser votado no Senado nesta semana

O Projeto de Lei nº 2703, que define a prorrogação do prazo para a Lei 14.300, até julho de 2024, pode ser votado nesta quarta-feira,14, no senado Federal. Segundo informações do INEL (Instituto Nacional de Energia Limpa), o PL 2703 foi pautado e é o quinto item da...

PL que amplia prazo para “taxação do sol” é aprovado

PL que amplia prazo para “taxação do sol” é aprovado

O Projeto de Lei 2703/2022, que altera a Lei nº 14.300, famosa "taxação do sol", de 6 de janeiro de 2022, com o objetivo de acrescentar prazo para novas compensações de energia foi aprovado ontem,06, na Câmara dos Deputados. Com 260 votos a favor e 83 contra, o...

I.S Brasil recebe certificação do Instituto Chico Mendes

I.S Brasil recebe certificação do Instituto Chico Mendes

A I.S Brasil Solar e o grupo Fazendas Reunidas ACP, Filhos e Netos receberam no dia 22/11/2022, no Clube Sírio, em São Paulo- SP, no Prêmio Socioambiental promovido pelo Instituto Chico Mendes, a certificação do PROCERT - Programa de Certificação pelo Compromisso com...