O Governo do Estado de Goiás anunciou na última segunda-feira,17, que pretende ter uma frota de ônibus 100% elétricos. A informação foi divulgada com a apresentação de um modelo articulado 100% elétrico por meio da Metrobus e Enel x, no Estado Serra Dourada, em Goiânia.
O modelo que será desenvolvido pela empresa chinesa BYD, será testado durante um mês na Região Metropolitana de Goiânia. Os100 novos ônibus chegarão para substituir da frota que circula no Eixo Anhanguera. De acordo com o Governo, o objetivo é iniciar a modernização na linha ainda neste primeiro semestre, com o início do recebimento de novos exemplares a partir do meio deste ano.
Com a proposta, o estado pretende promover a eletrificação da frota de transporte coletivo, com resultados diretos para redução da emissão de gases poluentes na atmosfera e para assegurar mais conforto aos usuários do sistema, além de requalificar o corredor por onde trafega.
Em entrevista, o Govenador Ronaldo Caiado (DEM) disse que é um grande desafio para a Capital. “Darmos a uma cidade linda como Goiânia um passo em que ela será, cada vez mais, reconhecida mundialmente. Nós seremos os primeiros no Brasil a implantar, a passos acelerados, o transporte com ônibus elétrico, mas também tratando das tarifas, da qualidade de nossas plataformas, da condição de melhor deslocamento de cada um que usa transporte público no Estado de Goiás”, afirmou.