Grupo ACP e Filhos é destaque por preservação do meio ambiente

18 nov 2022

O Grupo Fazendas Reunidas ACP e Filhos é um exemplo não só pelo legado construído ao longo dos anos, mas também pelo empenho e esforço por um mundo melhor para todos, através de diversas contribuições sociais, ambientais, econômicas. Destaque para a preservação do meio ambiente, que é um foco do Grupo desde 1960, quando as atividades na Fazenda Capão Alto foram iniciadas. 

Tudo começou com uma pequena propriedade de 60 hectares, com uma produção de 30 litros de leite por dia. Antônio Carlos Pereira, criador do Grupo, desenvolveu e aplicou tecnologias existentes na época, sempre pensando em meios sustentáveis. Esta preocupação sempre garantiu muitos prêmios em produtividade e desempenho agrícola. Com anos de dedicação ao trabalho árduo do campo e com a ajuda dos filhos, o Grupo Fazendas Reunidas ACP e Filhos conseguiu a posição TOP 10, ficando entre os maiores produtores de leite do Brasil. 

Além do reconhecimento nacional, o fazendeiro conta com várias outras conquistas. O que era apenas uma fazenda, hoje são 24 fazendas, 2.600 hectares divididos. Os poucos funcionários se transformaram em 600. E além da expansão por terra Antônio Carlos e os filhos seguem aumentando suas conquistas. 

Atualmente o Grupo ACP produz uma das melhores bebidas destiladas do mundo. A cachaça “Coração de Minas” é produzida em alta escala. No total são 50 mil litros por ano e a capacidade de envelhecimento em tonéis é de 150 mil litros. A marca é a responsável pela cachaça Sagatiba, eleita recentemente uma das melhores bebidas destiladas, a Beverage Testing Institute de Chicago

Além do legado, a preocupação com meio ambiente

Além do legado, o Grupo Fazendas Reunidas ACP e Filhos deixa uma grande “herança” para as próximas gerações. O Bosque das Palmeiras é um dos mais importantes pontos da Fazenda Capão Alto, localizada em Carmo do Rio Claro-MG. 

O lugar abriga mais de 69 espécies de árvores dentre outras espécies de árvores nativas.  Além disso, o Sr. Antônio Carlos Pereira possui um viveiro de mudas, onde foram produzidas mais de 100.000 mudas de árvores nativas.   

Leia também: Energia fotovoltaica é aliada da sustentabilidade no agro

“Hoje, temos isso como um triunfo. A Fazenda conseguiu muitas certificações em função do meio ambiente. Eu fico muito satisfeito de ser um plantador de árvores”, diz Antônio Carlos Pereira, produtor. “O Bosque serviu e serve para que empresas e pessoas que possuem relacionamento com a Fazenda plante uma árvore aqui. No local temos árvores frutíferas, madeira de lei como Jequitibá Rosa, Peroba Rosa”, completou.

O exemplo é repassado para as demais gerações. Diversas escolas e instituições visitam a propriedade e sempre que vão, plantam uma nova árvore. Com isso, Sr. Antônio repassa a lição para os mais jovens, sobre a importância da preservação da natureza, da fauna e flora. 

Leia também

PL 2703 pode ser votado no Senado nesta semana

PL 2703 pode ser votado no Senado nesta semana

O Projeto de Lei nº 2703, que define a prorrogação do prazo para a Lei 14.300, até julho de 2024, pode ser votado nesta quarta-feira,14, no senado Federal. Segundo informações do INEL (Instituto Nacional de Energia Limpa), o PL 2703 foi pautado e é o quinto item da...

PL que amplia prazo para “taxação do sol” é aprovado

PL que amplia prazo para “taxação do sol” é aprovado

O Projeto de Lei 2703/2022, que altera a Lei nº 14.300, famosa "taxação do sol", de 6 de janeiro de 2022, com o objetivo de acrescentar prazo para novas compensações de energia foi aprovado ontem,06, na Câmara dos Deputados. Com 260 votos a favor e 83 contra, o...

I.S Brasil recebe certificação do Instituto Chico Mendes

I.S Brasil recebe certificação do Instituto Chico Mendes

A I.S Brasil Solar e o grupo Fazendas Reunidas ACP, Filhos e Netos receberam no dia 22/11/2022, no Clube Sírio, em São Paulo- SP, no Prêmio Socioambiental promovido pelo Instituto Chico Mendes, a certificação do PROCERT - Programa de Certificação pelo Compromisso com...