O intuito da empresa é começar a gerenciar os seus resíduos, incentivando cada setor, cada funcionário, vizinhança e por fim toda comunidade ao redor.
A I.S Brasil Solar segue cumprindo com sua responsabilidade de ofertar sustentabilidade e soluções para um mundo melhor. Desta vez, a empresa deu início à implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, um projeto que tem por objetivo fazer a destinação correta dos resíduos gerados nas unidades.
Em parceria com o Engenheiro Ambiental, Gustavo Oliveira de Paula, a I.S Brasil apresentou o plano para seus colaboradores, dando início ao grande projeto que trará evolução e mais participação na luta por um mundo mais sustentável. O plano é baseado na Legislação vigente, que estabelece os princípios básicos da minimização da geração de resíduos. O objetivo é, identificar e descrever as ações relativas ao seu manejo adequado, levando em consideração os aspectos referentes a todas as etapas, compreendidas pela geração, segregação, acondicionamento, identificação, coleta, transporte interno, armazenamento temporário, dentre outras ações.
“O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos adotado pela empresa I.S Brasil foi pra mim algo surpreendente. O intuito da empresa é começar a gerenciar os seus resíduos, incentivando cada setor, cada funcionário, vizinhança e por fim toda comunidade ao redor. Foi muito mais que um plano, que consequentemente está nascendo um grande projeto idealizado por Ivan Siqueira, presidente da I.S Brasil”, disse Gustavo Oliveira, engenheiro responsável pelo projeto.
Segundo o engenheiro, isso não é algo comum, pela quantidade pouco significativa de resíduos que as empresas geram, mas devido ao crescimento da energia solar no Brasil, futuramente teremos um grande problema com o descarte de módulos solares. “Daqui uns anos teremos módulos demais no mercado ao ponto de não termos espaço para descarta-los e pelo fato de não estarmos preparados ainda para recebê-los. Parabenizo a empresa pelo despertar desta visão, por ser exemplo registrado e amplitude assertiva de suas ações”, relata Gustavo.
Dentro do plano existe a “educação ambiental”, ação que instruirá outras pessoas sobre o plano, com palestras, debates e campanhas, visando a conscientização dos mesmos em relação ao procedimento que deverá ser adotado para a efetivação do processo de coleta seletiva que será implantado pelo presente Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.