Representantes da I.S Brasil e do Sicoob Credicarmo, agência de Carmo do Rio Claro- MG, se reuniram na última quarta-feira, 06/10, para dar início na construção da usina solar fotovoltaica, doada para o Hospital São Vicente de Paulo, de Carmo do Rio Claro. A ideia que nasceu em abril deste ano, tem o objetivo de zerar a conta de energia da instituição, que pagará apenas a taxa obrigatória exigida pela concessionária.
“A ideia inicial foi de prestar apoio a comunidade. O Hospital São Vicente de Paulo é uma das principais entidades do município. O primeiro socorro será sempre aqui. Devido ao momento que estamos vivendo, o Sicoob e associados aprovaram a iniciativa de doar parte dos fundos para a construção da usina solar fotovoltaica,” disse Edson Marinho, Diretor de Negócios do Sicoob Credicarmo.
Segundo os representantes, a agência acredita no poder das ações sociais e por esse motivo levou a proposta até sua assembleia, onde todos os votos foram a favor. “Acredito que traremos bastante benefício para o Hospital, pensando que, podemos zerar a energia consumida pela instituição. O Sicoob através dos associados, na assembleia de abril de 2021, destinou R$ 150 mil reais para a construção da usina. O Sicoob entrará com 50%, e a I.S Brasil cobrirá o restante”, explica Rodrigo Reis de Azevedo, Presidente do Sicoob Credicarmo. Segundo Rodrigo, a procura no Hospital é grande, por esse motivo, a doação poderá ser de extrema importância. “Agradecemos a parceria com a I.S Brasil e a gerência do Hospital. Nosso hospital precisa de ajuda, esse é apenas o primeiro passo”, completou.
“O início das obras é de grande importância para o Hospital, porque vivemos esse ano uma situação muito crítica, devido à pandemia da Covid-19, o número excessivo de atendimentos, o alto custo dos insumos hospitalares. Essa usina veio em um momento muito importante para nós, pois conseguiremos reduzir os custos com energia”, disse Erenita Fernandes Lopes Lemos, Gerente Administrativa do Hospital.
Essa é mais uma proposta social da I.S Brasil, que além de levar economia para toda uma comunidade, pode também aumentar a oferta de sustentabilidade na região. Neste momento, com a crise hídrica e outros problemas energéticos, essas iniciativas chegam para ajudar toda população. “Essa doação vai servir não somente para o hospital, mas para toda comunidade da cidade e adjacências. Essa economia vai gerar mais benefícios para o hospital, podendo atender um número maior de pessoas”, disse Ivan Siqueira, Presidente da I.S Brasil. “Abrimos portas, para que outras pessoas possam se juntar a I.S Brasil e ao Sicoob, para realizar ações sociais”, completou.
Em breve, a usina solar fotovoltaica será concluída e entregue ao Hospital. Com a economia, a partir do projeto, o hospital poderá realizar melhorias e comprar insumos hospitalares, que estão em falta. Além disso, a instituição não terá preocupações com as bandeiras tarifárias, que estão afetando toda população brasileira.