Com a volta dos eventos presenciais para o setor de energia solar fotovoltaica, percebemos como o segmento necessitava de informação, afinal, os profissionais ficaram muito tempo sem um contato direto . A Intersolar , um dos principais eventos do segmento no Brasil reuniu em 2021, aproximadamente 25 mil visitantes “desesperados” por conteúdo. Por esse motivo, o grupo Aranda anunciou a volta da IntersolarSummit, um evento paralelo realizado em diferente regiões do Brasil. O primeiro destino será Ceará, entre os dias 27 e 28 de abril de 2022, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
O objetivo do IntersolarSummit Brasil Nordeste é trazer informações aprofundadas, facilitar oportunidades de contatos de alta qualidade, expandir o uso de tecnologias FV (fotovoltaica) nos âmbitos regional e nacional, e fortalecer o setor FV nacional. O evento será realizado paralelamente ao 11º Congresso RTI Provedores de Internet e ao 13º Congresso RTI Data Centers, que terão em pauta as alternativas mais econômicas e limpas de energia, importante insumo para sites de telecomunicações e data centers que precisam de fontes de alimentação abundante e de qualidade para garantir o funcionamento de suas operações.
“Com o aumento da densidade de servidores e equipamentos que demandam refrigeração, a conta de energia tende a ser uma das principais despesas nessas instalações. Daí a importância do IntersolarSummit Brasil Nordeste para os consumidores desse segmento”, informa a organização do evento em comunicado.
Segundo o grupo Aranda, nos primeiros seis meses de 2020, a energia solar fotovoltaica foi responsável por gerar mais de 41.000 novos empregos, mesmo com a queda da economia resultante da pandemia da Covid-19. Contudo, nesse período, novos investimentos privados atraíram R$ 6,5 bilhões. Em maio, o país se prepara para um leilão que o governo vai realizar para expandir o parque nacional.
Esses e outros temas serão discutidos durante os dois dias no congresso IntersolarSummit Brasil Nordeste que receberá mais de 300 congressistas e contará com 30 palestrantes e 50 expositores de primeira linha para discutir não só políticas, desafios jurídicos e marcos regulatórios, mas também financiamento e soluções de integração com a rede.
Temas discutidos no IntersolarSummit
Entre os assuntos abordados nas palestras estarão a fonte solar fotovoltaica no Ceará; a geração distribuída e centralizada solar fotovoltaica; o armazenamento de energia; geração híbrida, tecnologia & inovação; aspectos institucionais como a reforma do setor elétrico e o PDE 2029; a resolução normativa 482 da Aneel; e os temas contratação, financiamento e seguros.