O Governo autorizou o início de uma nova linha transmissão nos municípios de Pirapora e Presidente Juscelino, em Minas Gerais. Esta, escoará energia elétrica das regiões Norte e Nordeste, para o restante do Brasil. Essa proposta pode desafogar os reservatórios do Centro-Sul do Brasil, que acabaram ficaram sobrecarregados com a pior crise hídrica em 91 anos.
A linha de transmissão conta com 177 quilômetros de extensão e permite o incremento de 800 MWm na transferência de energia, o que pode suprir com sobra, por exemplo, da grande Florianópolis (demanda de 530 MWm).
Essa é mais uma proposta de reduzir os impactos da crise. As chuvas apareceram devagar, porém o que foi calculado não resolve o problema nas regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil. A expectativa em cima das linhas de transmissão, é que elas consigam diminuir a sobrecarga das hidrelétricas.
Além de tirar a sobrecarga, a linha possibilitará uma otimização de um sistema. Quando as regiões enfrentarem períodos mais seco, poderão utilizar a energia gerada pela linha transmissão.