Recentemente, o estado de Minas Gerais ultrapassou a marca de 2 GW em produção de energia solar fotovoltaica. Esses números correspondem a soma da geração distribuída (GD), quanto pela geração centralizada (GC). Os números divulgados pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), mostram a força do estado, que é líder em geração de energia solar do país.
Segundo informações da Associação, Minas Gerais possui 1.377 MW em GD, que representa 18,4% da potência instalada Brasil. Em GC, o estado possui 635,4 MW, que representa 14,8% das usinas solares do país.
O estado que possui 847 cidades, conta com energia solar fotovoltaica em todos, aproximadamente 99,3% dos municípios. Além disso, conta com duas cidades no ranking municipal, Uberlândia em 3º lugar e Belo Horizonte em 9º.
A ABSOLAR, aponta que são mais de R$ 9,9 bilhões em investimentos, 60 mil empregos gerados e a arrecadação de mais de R$ 2,5 bilhões aos cofres públicos desde 2012.Além dos investimentos, o estado apresente boas perspectivas, visto que o Norte do estado conta com cidades focadas em geração centralizada, como é o exemplo de Pirapora. A cidade é uma referência em GC.