O estado de Minas Gerais alcançou a marca de 977 (MW) em GD (geração distribuída) por meio da fonte solar. A informação vem de um mapeamento que é feito pela ABSOLAR, para monitorar a evolução da energia solar no Brasil.
Segundo informações da Associação, São 844 cidades abastecidas com a geração própria de energia, no total 98,9% dos municípios mineiros. São 88.133 sistemas conectados e 120.392 consumidores que conseguem economizar na conta de luz. A cidade de Uberlândia fica com a terceira colocação, no ranking nacional de cidades que mais geram. Com uma geração de 56,7 MW de potência instalada.
Fazenda Recanto Grão Mogol, localizada na zona rural de Carmo do Rio Claro-MG.
Em entrevista ao portal Dentro de Minas, o coordenador estadual da ABSOLAR em Minas Gerais, Bruno Catta Preta, disse que a região é estratégica no País para o desenvolvimento da fonte solar fotovoltaica. “O estado mineiro possui um grande potencial para a tecnologia fotovoltaica e, com a atual presença da energia solar na geração distribuída, o mercado contribui de forma significativa para o desenvolvimento sustentável e econômico de toda a região”, disse.
O estado de São Paulo vem logo atrás, Em seguida aparece o Rio Grande do Sul. Segundo a ABSOLAR, são mais de 8,8 GW desde 2012; ao todo são mais de R$ 46 bilhões de novos investimentos privados; aproximadamente 264 mil novos empregos; R$ 12,3 bilhões em arrecadação de tributos e 9,5 milhões de toneladas de CO² evitados.