A NASA (National Aeronautics and Space Administration) avançou mais uma etapa da missão Psyche, que enviará uma espaçonave ao espaço para estudar um dos primeiros asteroides já descobertos: o 16 Psiquê (16 Psyche, em inglês).
De acordo com a Nasa, a espaçonave viajará cerca de 2,4 bilhões de quilômetros rumo ao asteroide Psyche, considerado extraordinariamente rico em metal. Por esse motivo, matrizes solares gêmeas foram anexadas ao corpo da espaçonave, dobradas longitudinalmente, e depois restauradas.
Segundo a Nasa, as placas solares em forma de cruz têm cerca de 75 m², sendo as maiores já instaladas pela JPL (Jet Propulsion Laboratory) – empresa que já construiu milhares de naves espaciais ao longo das últimas décadas.
“Ver a espaçonave totalmente montada pela primeira vez é uma grande conquista. Há muito orgulho”, disse Brian Bone, que lidera as operações de montagem, teste e lançamento para a missão no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, no sul da Califórnia. “Esta é a verdadeira parte divertida. Você está sentindo tudo se encaixando. Você sente até a mudança de energia”.