Artigo e Notícias

18 de Fevereiro de 2021
Compartilhe

Qual é a diferença entre os sistemas on-grid e off-grid? Você sabe?

O assunto que gera dúvidas em muitos, pode ajudar pessoas que ainda não possuem energia elétrica. A proposta que promete revolucionar o cenário elétrico tem apresentado muitos benefícios.

 

O aumento da busca por energia solar fotovoltaica é evidente. Empreendedores, produtores rurais e outros consumidores já possuem a tecnologia. Mesmo com isso, a inovação sustentável e econômica não é conhecida por muitos.  É importante ressaltar que, mesmo com todas as mudanças e avanços tecnológicos, muitas famílias da zona rural ainda sofriam com a falta energia elétrica ou tinham grandes problemas com a energia que era oferecida pelas concessionárias.

 

A energia solar chegou para mudar essa realidade. Com sistemas que não necessitam da energia das concessionárias, ela possibilitou o acesso à energia elétrica. O sistema off-grid não precisa ser conectado à rede de distribuição, com isso, pode ser remoto e instalado em lugares onde não há uma rede de distribuição. Abaixo especificamos um pouco mais sobre os dois sistemas de energia solar.

 

Sistemas
Portal Energia Brasil

                                                                                     

O sistema off-grid

Como já sabemos, o sistema off-grid não é conectado à rede de distribuição. A energia é armazenada diretamente em baterias que alimentarão a propriedade do consumidor. Esse tipo de sistema foi criado para pessoas que desejam se tornarem independentes, produzindo a própria energia.

 

A energia excedente que for produzida pelo sistema ficará armazenada para ser utilizada em momentos de pouca incidência do sol. É importante ressaltar que, o consumidor não pagará nada na conta de energia, uma vez que você não utiliza os cabos da usina da região.

 

Instalando esse sistema, o consumidor terá algumas vantagens, como:

 

- Se ocorrer um apagão e se suas baterias estiverem carregadas, sua casa ainda possuirá energia;

 

- O consumidor não terá vínculo com a concessionária e por isso não precisará pagar uma conta de energia.

 

- O consumidor pode possuir energia em locais remotos, onde a concessionárianão tem acesso.

 

Mesmo com as vantagens apresentadas, esse sistema ainda está distante de moradores da zona rural, que possuem um receio com tal investimento e preferem continuar sem energia, ou com uma energia ruim. O que talvez não tenha chegado até eles é que existem hoje financiamentos, que podem ser uma solução para tal investimento.

 

O sistema on-grid

Diferente do sistema off-grid, o on-grid é conectado diretamente na rede. Nesse sistema, a energia que é produzida pelas placas solares é enviada para a concessionária e acontece o abatimento da conta de energia. Além disso, o consumidor acumulará créditos e pagará só o mínimo de energia.

 

Nesse sistema as principais vantagens são:

 

- A manutenção do sistema é barata e dura mais tempo. Nesse sistema, as placas têm vida útil de 25 a 30 anos.

 

- Se o proprietário tiver outra residência ou empreendimento sob o mesmo CPF ou CNPJ, ele pode utilizar os créditos para abater a conta de energia desses locais.

 

- O sistema é mais eficiente,uma vez que a energia é injetada diretamente na rede.

 

Esse sistema é o mais encontrado. Estudos feitos pela consultoria americana Bloomberg New Energy Finance estimam que, até 2040, o Brasil receberá 97 bilhões de dólares em investimento em energia solar. Certamente, boa parte dos novos sistemas instalados serão on-grid.

Publicações Sugeridas

I.S Brasil fecha parceria diamante com evento Fórum GD A empresa agora, participará dos dois próximos Fóruns de geração distribuída, realizados pelo Grupo FRG Mídias e Eventos.
Rádio: I.S Brasil fecha parceria com SICOOB Credicarmo A I.S Brasil é agora parceira do SICOOB Credicarmo, de Carmo do Rio Claro/MG. A parceria foi divulgada na última sexta-feira, 09/07, e a ideia é de apresentar uma linha de crédito para ajudar consumidores da região.
I.S Brasil realiza curso de energia solar fotovoltaica para colaboradores e profissionais do setor O curso teve o objetivo de ensinar e apresentar o setor fotovoltaico para os alunos. Durante a semana, os participantes tiveram contato com as técnicas de iniciação e noções básicas para o setor fotovoltaico.
Profissionais do setor solar realizam manifestação em defesa da energia solar fotovoltaica em Brasília Além dos profissionais, líderes de associações e Deputados estiveram presentes para mostrar a força da energia solar fotovoltaica no Brasil.
Desemprego atinge alta e vira uma preocupação Com a pandemia do corona vírus, o desemprego atingiu alta e virou pauta sem solução. Apesar disso, existem alternativas que vão contra essa maré negativa.
Minas Gerais ultrapassa 900 MW geração distribuída por meio da energia solar Segundo o coordenador estadual da ABSOLAR em Minas Gerais, Bruno Catta Preta, disse que a região é estratégica no País para o desenvolvimento da fonte solar fotovoltaica.
Marinha realiza cerimônia e inaugura usina solar fotovoltaica doada pela I.S Brasil Solar A cerimônia Amigos da Marinha homenageou e saudou grandes personalidades da região mineira.
Usinas solares flutuantes podem ser alternativa para futuro As Usinas fluviais flutuantes apresentam vantagens, e segundo Orestes Gonçalves Júnior elas terão uma participação relevante no mercado solar em geração distribuída.
I.S Brasil lança primeira edição de revista Está no ar a primeira edição da Revista I.S Brasil. O projeto foi criado com o intuito de aumentar a interação com o público, apresentar conteúdo, aprendizado e entretenimento para todos.
Você conhece os maiores parques solares do mundo? O aumento da energia solar no mundo e as perspectivas fizeram com que alguns países desenvolvessem grandes parques solares que abastecem centenas de cidades.
Como anda o mercado internacional? Após ano conturbado de 2020, as mudanças e os valores assustaram consumidores de todo o mundo. Com a pandemia do coronavírus, o mercado de importação e exportação enfrentou algumas mudanças. A taxa cambial subiu e muitos consumidores ficaram assustados.
8ª edição do Fórum GD Sul começa amanhã (30) O evento será realizado de forma 100% online, devido à pandemia da covid-19. Os participantes terão acesso a diversos conteúdos, informações e atualizações sobre o setor energético.
Welcome Energia 2021 reúne grandes nomes do setor energético O evento reuniu profissionais de renome da indústria energética do país. Dentre eles, com destaque especial os do setor solar puderam falar um pouco sobre as perspectivas para este ano.
Colaboradores da I.S Brasil realizam treinamentos de segurança Os treinamentos permitem que os colaboradores aprendam conceitos e medidas de controle fundamentais para atuar em atividades periculosas. Com o curso obrigatório, a equipe conhece um pouco mais sobre os perigos do trabalho.
Brasil atinge 5 GW de potência instalada de GD Com grande avanço da energia solar fotovoltaica no país, Brasil atinge 5 GW de potência instalada de geração distribuída de energia. A pesquisa realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), retrata o grande avanço mesmo enfrentando crises.
I.S Brasil Solar inicia atividades no Centro de Integração e Comunicação em São José da Barra O "C.I.C" foi criado para ser um Centro de Comunicação e abriga a Faculdade Corporativa, que em breve, ofertará cursos para os funcionários. Além disso, o centro contará com equipes do Marketing e Recursos Humanos.
Clientes da I.S Brasil são classificados em TOP 100 da Milkpoint Levantamento que classificou os 100 maiores produtores de leite do Brasil, no ano de 2019, contou com 5 clientes da I.S Brasil. Alguns deles falam sobre como as usinas fotovoltaicas foram importantes nesse processo.
I.S Brasil leva alegria para Guiné-Bissau Visando ajudar crianças e famílias de Guiné-Bissau, um país carente da África Ocidental, a empresa I.S Brasil realizou uma grande doação, que alegrou o natal de habitantes locais de Quinará.
I.S Brasil realiza doação de Natal para famílias e para APAE A I.S Brasil passou por distritos e bairros rurais da cidade mineira de São José da Barra e também na APAE de Alpinópolis, fazendo a alegria de todos.
Vídeo: I.S Brasil doa Usina Solar Fotovoltaica para APAE de Alpinópolis Com foco em realizar ações sociais e sustentáveis pela região, a I.S Brasil levou economia e sustentabilidade para a APAE de Alpinópolis.
Veículos elétricos já são realidade na I.S Brasil Temos certeza que em algum momento da sua vida, você já ouviu falar sobre carros elétricos, seja em programas de televisão, internet ou em uma conversa com os amigos. Muitos pensam que essa é uma realidade distante, mas o futuro está aqui.
Reciclagem e Sustentabilidade: Como ajudam nosso meio-ambiente? No dia 22 de novembro é comemorado o dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo e por isso, separamos um assunto especial para ser abordado: a reciclagem e a sustentabilidade. Você sabe como elas se completam?
Minas Gerais segue na frente como maior produtor de Energia Solar Fotovoltaica O estado que é referência em energia solar segue liderando o ranking de produção, segundo dados divulgados pela ABSOLAR que ressaltam a unanimidade dos mineiros em produção de energia fotovoltaica.
I.S Brasil realiza doação de máscaras para asilo em Alpinópolis Colaboradores visitaram o asilo e entregaram 1000 máscaras descartáveis para servidores e internos.
I.S Brasil relembra começo e agradece Lázaro do Ganchinho Coadjuvante da história da empresa I.S Brasil, Lázaro Antônio da Silva, ou como é conhecido popularmente Lázaro do Ganchinho, volta à sede e relembra como tudo começou.
Dia do Livro: I.S Brasil disponibiliza títulos aos colaboradores Pensando em aumentar os conhecimentos de seus colaboradores, a I.S Brasil desenvolveu sua própria biblioteca. A proposta, que teve início no meio deste ano de 2020, atraiu funcionários que estão adorando a iniciativa.
Água: 5 formas de economizar Nos últimos anos, o ecossistema vem sendo modificado de forma constante pelas ações dos seres humanos. Dentre os recursos que precisam de mais cuidado e que podem desaparecer, está a água.
I.S Brasil doa usina fotovoltaica para a Marinha do Brasil Com intuito de promover ainda mais a economia e a sustentabilidade em São José da Barra/MG, a I.S Brasil realizou a doação de uma usina solar fotovoltaica para a Delegacia Fluvial de Furnas. O termo da doação foi assinado no dia 13 de agosto.
Energia solar: investimento que traz economia e tranquilidade No artigo anterior, falamos sobre a viabilidade econômica da energia solar e trouxemos a história do senhor Carlos - um produtor de leite que possuía gastos de energia em torno de R$ 17.000,00 mensais.
Energia solar: entenda a viabilidade econômica para o produtor rural Anteriormente, em nosso artigo sobre como a energia solar fotovoltaica ajuda a aumentar seus lucros na produção de leite, alguns leitores tiveram dúvidas quanto ao investimento e à viabilidade econômica da energia solar.
Como a energia solar fotovoltaica ajuda a aumentar seus lucros na produção de leite? Ainda que a energia solar tenha uma recente popularização no Brasil, ela já é responsável por 1,6% da matriz energética brasileira. Você conhece e sabe como ela pode ajudar a sua fazenda?
A I.S Brasil recebe a certificação Selo Verde do Instituto Chico Mendes No mês de janeiro, a empresa I.S Brasil, situada em São José da Barra/MG, recebeu do Instituto Internacional Socioambiental Chico Mendes a certificação Selo Verde de Ação Socioambiental.
Energia fotovoltaica é aliada da sustentabilidade e produtividade no agro Por qualquer ângulo que se olhe, quando se fala no uso da energia na propriedade, o desenvolvimento sustentável é um caminho que, necessariamente, deve ou deverá ser percorrido.

Somos especialistas em energia solar.

Rua Campo Belo, 172 - Furnas, São José da Barra/MG
Entre em contato
com nossa equipe
Telefone 35 3523-5485
WhatsApp 00 00000-0000

Somos especialistas em energia solar.

Rua Campo Belo, 172 - Furnas, São José da Barra/MG
© Copyright 2020 - I.S. Brasil Soluções Sustentáveis - Todos os direitos reservados.