No dia 22 de novembro é comemorado o dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo e por isso, separamos um assunto especial para ser abordado: a reciclagem e a sustentabilidade. Você sabe como elas se completam?
Dentre práticas que podem salvar nosso meio ambiente, separamos duas muito importantes e que estão crescendo expressivamente no mundo. Atitudes sustentáveis e a reciclagem são duas formas de preservar o nosso bem maior e nos trazer uma segurança, mediante a um futuro incerto.
As duas caminham juntas pelo simples fato de fazerem parte do mesmo processo. O reaproveitamento de materiais para fabricação de outras matérias primas recebe o nome de reciclagem e é considerada uma prática sustentável.
Muitas vezes o processo de reciclagem é facilitado pela coleta seletiva. Essa etapa é importantíssima, pois é nela que o lixo é separado. Ao separar o nosso lixo, ajudamos os catadores e a natureza em todo esse processo. A coleta seletiva, hoje, é um dos pilares do consumo sustentável. Se fizermos o descarte da forma correta, evitamos que o lixo acabe indo para bueiros, mares e rios.
Para ter uma dimensão, segundo a ONU Meio Ambiente,o Brasil é o campeão de geração de lixo, representando 40% do total gerado na região – cerca de 541 mil toneladas/dia. Daí, nasce a necessidade de reciclagem.
Hoje é possível encontrar várias práticas. No estado de São Paulo, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) firmou contrato para implantação de uma usina de reciclagem para produção de base asfáltica a partir de resíduos de obras de saneamento. Com essa solução moderna e sustentável, a empresa espera melhorar a qualidade do pavimento e reduzir o descarte de resíduos sólidos em aterros.
Segundo o diretor-presidente da Sabesp Benedito Braga, a nova usina se encaixa na busca constante da Companhia pela inovação. “A Sabesp procura o desenvolvimento, a inovação, a economia circular, o uso das boas práticas. Estamos sempre na fronteira tecnológica, com exemplos no tratamento de água ou na transformação de lodo em energia. E agora estamos fazendo uma usina de reciclagem de asfalto”, disse.
Todo esse processo é econômico, e ajuda muito o nosso meio-ambiente. Evitando o desperdício de matérias primas, evitamos gastos excessivos com coisas que às vezes não precisamos.