A distribuidora de energia elétrica, EDP Renováveis, inaugurou na última sexta-feira, 08/10 , o maior parque solar fotovoltaico do estado de São Paulo e o quinto maior do Brasil. O parque terá capacidade de 252 megawatts (MW). Localizado na cidade de Pereira Barreto, o complexo vai gerar energia suficiente para abastecer um município de 751 mil habitantes.
De acordo com a EDP, este projeto possui 600 mil painéis e sua capacidade de geração é de 547 GWh por ano, o investimento no projeto foi de R$ 750 milhões. A proposta chegou para aumentar a sustentabilidade no estado de São Paulo. Segundo a distribuidora, o projeto pretende reduzir 90% das emissões de carbono até 2030.
Além de trazer uma ótima perspectiva para o setor energético, o parque aumentará os empregos diretos e indiretos na região, além de estimular o turismo, visto que, é o maior parque do estado de São Paulo.
Segundo informações da EDP, oprojeto de Pereira Barreto evitará a emissão de mais de 150 toneladas de CO2 por ano. O projeto representa a aposta da empresa pela diversificação, neste caso pela energia solar fotovoltaica. De acordo com a distribuidora, nos próximos cinco anos, a empresa planeja investir R$ 16 bilhões no Brasil.
O evento de inauguração contou com a presença de Miguel Stilwell, presidente executivo do grupo EDP e CEO da EDP Renováveis; João de Altayr Domingues, prefeito de Pereira Barreto; Otávio Gomes, prefeito de Ilha Solteira e; Cassiano Quevedo Rosas de Ávila, subsecretário Estadual de Energia e Mineração.