Artigo e Notícias

15 de Abril de 2021
Compartilhe

Você conhece os maiores parques solares do mundo?

 

 
-
 

 

Pensando que, a energia solar fotovoltaica é uma grande aposta para o futuro, alguns países passaram a fazer altos investimentos nessa tecnologia. Além dos muitos benefícios, a energia pode ajudar muitas pessoas que ainda não possuem energia elétrica, ou que passam por dificuldades. Olhando para essas questões e para a sustentabilidade, alguns países passaram a construir parques solares, que são locais onde são construídos grandes projetos solares. Várias placas solares são colocadas ao solo e ligadas fornecem energia para milhares de pessoas.

 

Essa proposta vem crescendo consideravelmente. Atualmente alguns países possuem parque com mais de 2000 MW de potência instalada.  Além de ajudar inúmeras pessoas, os parques solares apresentam uma grande proposta sustentável, que estimula outros países a seguir tal exemplo.

 

Países como China, Índia possuem grandes parques solares. Com projetos audaciosos e de grande investimento, os países junto somam um alto número em potencial de geração.

 

Em 2019, o Brasil anunciou que construiria uma usina com proporções de geração, semelhante ao das grandes usinas mundiais. O projeto seria financiado pela Enesf (Energias do São Francisco), uma associação composta por diversas empresas e investidores do estado do Sergipe. No primeiro projeto que foi desenhado, para ter potencial de geração de 1.200 MW de capacidade instalada. Se finalizado, será o maior projeto de energia solar no Brasil. O investimento será de aproximadamente R$ 5 bilhões.

 

Atualmente, o maior projeto desenvolvido no Brasil é o Parque Solar Lapa, localizado em Bom Jesus da Lapa, no estado da Bahia. O parque tem potencial para suprir às necessidades de consumo de energia de 166 mil famílias por ano. Arquitetado pela a Enel Green Power no Brasil, na época o investimento foi de R$ 630 milhões de reais, para montar as usinas.

 

Um outro país, que promete investir e construir um grande parque solar é a Austrália. A proposta dos australianos é audaciosa, se comparada com as ideias já existentes. O país promete construir o maior parque solar do mundo, ultrapassando a Índia. Segundo informações, o projeto vai compreender a 20 mil campos de futebol e seu investimento aproxima-se de $ 20 bilhões. O projeto será construído em uma fazenda de gado remota no Território do Norte, entre Darwin e Alice Springs.

 

Com o tempo, esses grandes projetos vão dominar o mundo. De acordo com especialistas na área solar, essas propostas são parte do presente e do futuro. Os parques solares são uma tendência e prometem ajudar o desenvolvimento dos países. Confira abaixo grandes parques solares espalhados pelo mundo.

 

 

Parque Solar Bhadla – Índia

 

O Parque Solar Bhadla fica localizada na Índia e atualmente possui geração de 2245 MW.  No começo, o projeto contava com 200 MW, depois passou para 620 MW, e agora conta om 2245 MW.  Bhadla fica localizada a cerca de 200 km ao norte de Jodhpur. Após passar por várias fases, o Parque se tornou em 2020, o parque solar com maior geração do mundo.

 

badlha
 
 
Parque Solar Desert Tenger - China

 

O Parque Solar Desert Tenger fica localizado na China,e possui uma área de 1200km² e produz mais de 1547MW. O parque solar possui um design diferente. Em visão aérea é possível ver a imagem de dois ursos panda, que são animais simbólicos no país chinês. O parque solar foi concluído no ano de 2015.Segundo informações, cobre uma área de 1200km2.

 

Parque Solar - Desert Tenger

           

               

                                             

Parque Solar Kurnool Ultra Mega - Índia

 

O Parque Solar Kurnool é um parque solar que possui uma área de 24 km². Fica localizado em Panyam Mandal no distrito de Kurnool, Andhra Pradesh. O parque possui uma capacidade de 1000 MW e contou com um investimento de cerca de 70 bilhões de reais para ser construído. Ele foi inaugurado em 8 de janeiro de 2019 por desenvolvedores de energia solar e pelo governo.

 

-
                                             

 

Parque Solar Datong - China

 

O Parque Solar de Datong é um Parque Solar que fica localizado na China e foi o primeiro parque e ser construído com êxito no país. Localizado na região de Shanxi, mais especificamente em Datong, o parque é outro que possui o design de um urso panda gigante. A iniciativa foi realizada através do trabalho conjunto entre o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e a Panda Green Energy. O grande parque possui 1000 MW de potência.

 

Parque Solar - Datong                                                                                                                                      

 

 

Parque Solar Longyangxia Hydro – China

 

Outro grande Parque Solar também localizado na China é o Parque Solar Longyangxia Hydro. Este tem geração de 850 MW e tem uma curiosidade. A usina solar é integrada à hidrelétrica. O parque é acoplado a uma das turbinas hidrelétricas. Desta forma, o parque trabalha com o modelo híbrido, pois produz eletricidade a partir da água e do sol. A estação fotovoltaica foi construída no ano de 2013 e na primeira fase possuía 320 MWp e cobria 9 km²

 

Parque Solar - Longyangxia Hydro

 

                                       

 

Parque Solar PV Villanueva – México

 

O Parque Solar PV Villanueva é outro grande parque solar. Localizado no México, o parque conta com uma geração de 830 MW. O parque é atualmente o maior projeto da América Latina. Localizado em Viesca, Méxicouma capacidade total de 830MW de potência, foi concluído em março de 2018.

 

Parque Solar - PV Villanueva                              

 

 

Parque Solar Rewa Ultra Mega Solar – Índia

 

Outro grande parque solar conhecido mundialmente, é o Parque Solar Rewa Ultra Mega Solar, localizado na Índia. Com capacidade de 750MW, o parque foi terminado em julho de 2018. Em uma pesquisa realizada, o parque era o sexto maior parque solar do mundo. Além disso, o projeto conta com uma curiosidade, segundo informações divulgadas pelo governo indiano, esse é o primeiro projeto de energia solar no país a quebrar a barreira da paridade com a rede.

 

Parque Solar - Rewa
 
 
Parque Solar Kamuthi – Índia
 

Quando construído, o parque solar Kamuthi era considerado o maior projeto solar da Índia. Com geração de 648 MW, o parque fica localizado em Tamil Nadu. Nas primeiras imagens aéreas registradas, a imensidão de placas se assemelhava a um grande lago.

 

Parque Solar - Kamuthi

Publicações Sugeridas

I.S Brasil fecha parceria diamante com evento Fórum GD A empresa agora, participará dos dois próximos Fóruns de geração distribuída, realizados pelo Grupo FRG Mídias e Eventos.
Rádio: I.S Brasil fecha parceria com SICOOB Credicarmo A I.S Brasil é agora parceira do SICOOB Credicarmo, de Carmo do Rio Claro/MG. A parceria foi divulgada na última sexta-feira, 09/07, e a ideia é de apresentar uma linha de crédito para ajudar consumidores da região.
I.S Brasil realiza curso de energia solar fotovoltaica para colaboradores e profissionais do setor O curso teve o objetivo de ensinar e apresentar o setor fotovoltaico para os alunos. Durante a semana, os participantes tiveram contato com as técnicas de iniciação e noções básicas para o setor fotovoltaico.
Profissionais do setor solar realizam manifestação em defesa da energia solar fotovoltaica em Brasília Além dos profissionais, líderes de associações e Deputados estiveram presentes para mostrar a força da energia solar fotovoltaica no Brasil.
Desemprego atinge alta e vira uma preocupação Com a pandemia do corona vírus, o desemprego atingiu alta e virou pauta sem solução. Apesar disso, existem alternativas que vão contra essa maré negativa.
Minas Gerais ultrapassa 900 MW geração distribuída por meio da energia solar Segundo o coordenador estadual da ABSOLAR em Minas Gerais, Bruno Catta Preta, disse que a região é estratégica no País para o desenvolvimento da fonte solar fotovoltaica.
Marinha realiza cerimônia e inaugura usina solar fotovoltaica doada pela I.S Brasil Solar A cerimônia Amigos da Marinha homenageou e saudou grandes personalidades da região mineira.
Usinas solares flutuantes podem ser alternativa para futuro As Usinas fluviais flutuantes apresentam vantagens, e segundo Orestes Gonçalves Júnior elas terão uma participação relevante no mercado solar em geração distribuída.
I.S Brasil lança primeira edição de revista Está no ar a primeira edição da Revista I.S Brasil. O projeto foi criado com o intuito de aumentar a interação com o público, apresentar conteúdo, aprendizado e entretenimento para todos.
Como anda o mercado internacional? Após ano conturbado de 2020, as mudanças e os valores assustaram consumidores de todo o mundo. Com a pandemia do coronavírus, o mercado de importação e exportação enfrentou algumas mudanças. A taxa cambial subiu e muitos consumidores ficaram assustados.
8ª edição do Fórum GD Sul começa amanhã (30) O evento será realizado de forma 100% online, devido à pandemia da covid-19. Os participantes terão acesso a diversos conteúdos, informações e atualizações sobre o setor energético.
Welcome Energia 2021 reúne grandes nomes do setor energético O evento reuniu profissionais de renome da indústria energética do país. Dentre eles, com destaque especial os do setor solar puderam falar um pouco sobre as perspectivas para este ano.
Colaboradores da I.S Brasil realizam treinamentos de segurança Os treinamentos permitem que os colaboradores aprendam conceitos e medidas de controle fundamentais para atuar em atividades periculosas. Com o curso obrigatório, a equipe conhece um pouco mais sobre os perigos do trabalho.
Brasil atinge 5 GW de potência instalada de GD Com grande avanço da energia solar fotovoltaica no país, Brasil atinge 5 GW de potência instalada de geração distribuída de energia. A pesquisa realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), retrata o grande avanço mesmo enfrentando crises.
Qual é a diferença entre os sistemas on-grid e off-grid? Você sabe? O assunto que gera dúvidas em muitos, pode ajudar pessoas que ainda não possuem energia elétrica. A proposta que promete revolucionar o cenário elétrico tem apresentado muitos benefícios.
I.S Brasil Solar inicia atividades no Centro de Integração e Comunicação em São José da Barra O "C.I.C" foi criado para ser um Centro de Comunicação e abriga a Faculdade Corporativa, que em breve, ofertará cursos para os funcionários. Além disso, o centro contará com equipes do Marketing e Recursos Humanos.
Clientes da I.S Brasil são classificados em TOP 100 da Milkpoint Levantamento que classificou os 100 maiores produtores de leite do Brasil, no ano de 2019, contou com 5 clientes da I.S Brasil. Alguns deles falam sobre como as usinas fotovoltaicas foram importantes nesse processo.
I.S Brasil leva alegria para Guiné-Bissau Visando ajudar crianças e famílias de Guiné-Bissau, um país carente da África Ocidental, a empresa I.S Brasil realizou uma grande doação, que alegrou o natal de habitantes locais de Quinará.
I.S Brasil realiza doação de Natal para famílias e para APAE A I.S Brasil passou por distritos e bairros rurais da cidade mineira de São José da Barra e também na APAE de Alpinópolis, fazendo a alegria de todos.
Vídeo: I.S Brasil doa Usina Solar Fotovoltaica para APAE de Alpinópolis Com foco em realizar ações sociais e sustentáveis pela região, a I.S Brasil levou economia e sustentabilidade para a APAE de Alpinópolis.
Veículos elétricos já são realidade na I.S Brasil Temos certeza que em algum momento da sua vida, você já ouviu falar sobre carros elétricos, seja em programas de televisão, internet ou em uma conversa com os amigos. Muitos pensam que essa é uma realidade distante, mas o futuro está aqui.
Reciclagem e Sustentabilidade: Como ajudam nosso meio-ambiente? No dia 22 de novembro é comemorado o dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo e por isso, separamos um assunto especial para ser abordado: a reciclagem e a sustentabilidade. Você sabe como elas se completam?
Minas Gerais segue na frente como maior produtor de Energia Solar Fotovoltaica O estado que é referência em energia solar segue liderando o ranking de produção, segundo dados divulgados pela ABSOLAR que ressaltam a unanimidade dos mineiros em produção de energia fotovoltaica.
I.S Brasil realiza doação de máscaras para asilo em Alpinópolis Colaboradores visitaram o asilo e entregaram 1000 máscaras descartáveis para servidores e internos.
I.S Brasil relembra começo e agradece Lázaro do Ganchinho Coadjuvante da história da empresa I.S Brasil, Lázaro Antônio da Silva, ou como é conhecido popularmente Lázaro do Ganchinho, volta à sede e relembra como tudo começou.
Dia do Livro: I.S Brasil disponibiliza títulos aos colaboradores Pensando em aumentar os conhecimentos de seus colaboradores, a I.S Brasil desenvolveu sua própria biblioteca. A proposta, que teve início no meio deste ano de 2020, atraiu funcionários que estão adorando a iniciativa.
Água: 5 formas de economizar Nos últimos anos, o ecossistema vem sendo modificado de forma constante pelas ações dos seres humanos. Dentre os recursos que precisam de mais cuidado e que podem desaparecer, está a água.
I.S Brasil doa usina fotovoltaica para a Marinha do Brasil Com intuito de promover ainda mais a economia e a sustentabilidade em São José da Barra/MG, a I.S Brasil realizou a doação de uma usina solar fotovoltaica para a Delegacia Fluvial de Furnas. O termo da doação foi assinado no dia 13 de agosto.
Energia solar: investimento que traz economia e tranquilidade No artigo anterior, falamos sobre a viabilidade econômica da energia solar e trouxemos a história do senhor Carlos - um produtor de leite que possuía gastos de energia em torno de R$ 17.000,00 mensais.
Energia solar: entenda a viabilidade econômica para o produtor rural Anteriormente, em nosso artigo sobre como a energia solar fotovoltaica ajuda a aumentar seus lucros na produção de leite, alguns leitores tiveram dúvidas quanto ao investimento e à viabilidade econômica da energia solar.
Como a energia solar fotovoltaica ajuda a aumentar seus lucros na produção de leite? Ainda que a energia solar tenha uma recente popularização no Brasil, ela já é responsável por 1,6% da matriz energética brasileira. Você conhece e sabe como ela pode ajudar a sua fazenda?
A I.S Brasil recebe a certificação Selo Verde do Instituto Chico Mendes No mês de janeiro, a empresa I.S Brasil, situada em São José da Barra/MG, recebeu do Instituto Internacional Socioambiental Chico Mendes a certificação Selo Verde de Ação Socioambiental.
Energia fotovoltaica é aliada da sustentabilidade e produtividade no agro Por qualquer ângulo que se olhe, quando se fala no uso da energia na propriedade, o desenvolvimento sustentável é um caminho que, necessariamente, deve ou deverá ser percorrido.

Somos especialistas em energia solar.

Rua Campo Belo, 172 - Furnas, São José da Barra/MG
Entre em contato
com nossa equipe
Telefone 35 3523-5485
WhatsApp 00 00000-0000

Somos especialistas em energia solar.

Rua Campo Belo, 172 - Furnas, São José da Barra/MG
© Copyright 2020 - I.S. Brasil Soluções Sustentáveis - Todos os direitos reservados.