Pensando que, a energia solar fotovoltaica é uma grande aposta para o futuro, alguns países passaram a fazer altos investimentos nessa tecnologia. Além dos muitos benefícios, a energia pode ajudar muitas pessoas que ainda não possuem energia elétrica, ou que passam por dificuldades. Olhando para essas questões e para a sustentabilidade, alguns países passaram a construir parques solares, que são locais onde são construídos grandes projetos solares. Várias placas solares são colocadas ao solo e ligadas fornecem energia para milhares de pessoas.
Essa proposta vem crescendo consideravelmente. Atualmente alguns países possuem parque com mais de 2000 MW de potência instalada. Além de ajudar inúmeras pessoas, os parques solares apresentam uma grande proposta sustentável, que estimula outros países a seguir tal exemplo.
Leia também: São Paulo inaugura maior parque solar do estado
Países como China, Índia possuem grandes parques solares. Com projetos audaciosos e de grande investimento, os países junto somam um alto número em potencial de geração.
Em 2019, o Brasil anunciou que construiria uma usina com proporções de geração, semelhante ao das grandes usinas mundiais. O projeto seria financiado pela Enesf (Energias do São Francisco), uma associação composta por diversas empresas e investidores do estado do Sergipe. No primeiro projeto que foi desenhado, para ter potencial de geração de 1.200 MW de capacidade instalada. Se finalizado, será o maior projeto de energia solar no Brasil. O investimento será de aproximadamente R$ 5 bilhões.
Atualmente, o maior projeto desenvolvido no Brasil é o Parque Solar Lapa, localizado em Bom Jesus da Lapa, no estado da Bahia. O parque tem potencial para suprir às necessidades de consumo de energia de 166 mil famílias por ano. Arquitetado pela a Enel Green Power no Brasil, na época o investimento foi de R$ 630 milhões de reais, para montar as usinas.
Um outro país, que promete investir e construir um grande parque solar é a Austrália. A proposta dos australianos é audaciosa, se comparada com as ideias já existentes. O país promete construir o maior parque solar do mundo, ultrapassando a Índia. Segundo informações, o projeto vai compreender a 20 mil campos de futebol e seu investimento aproxima-se de $ 20 bilhões. O projeto será construído em uma fazenda de gado remota no Território do Norte, entre Darwin e Alice Springs.
Com o tempo, esses grandes projetos vão dominar o mundo. De acordo com especialistas na área solar, essas propostas são parte do presente e do futuro. Os parques solares são uma tendência e prometem ajudar o desenvolvimento dos países. Confira abaixo grandes parques solares espalhados pelo mundo.
Parque Solar Bhadla – Índia
O Parque Solar Bhadla fica localizada na Índia e atualmente possui geração de 2245 MW. No começo, o projeto contava com 200 MW, depois passou para 620 MW, e agora conta om 2245 MW. Bhadla fica localizada a cerca de 200 km ao norte de Jodhpur. Após passar por várias fases, o Parque se tornou em 2020, o parque solar com maior geração do mundo.
Parque Solar Desert Tenger – China
O Parque Solar Desert Tenger fica localizado na China,e possui uma área de 1200km² e produz mais de 1547MW. O parque solar possui um design diferente. Em visão aérea é possível ver a imagem de dois ursos panda, que são animais simbólicos no país chinês. O parque solar foi concluído no ano de 2015.Segundo informações, cobre uma área de 1200km2.
Parque Solar Kurnool Ultra Mega – Índia
O Parque Solar Kurnool é um parque solar que possui uma área de 24 km². Fica localizado em Panyam Mandal no distrito de Kurnool, Andhra Pradesh. O parque possui uma capacidade de 1000 MW e contou com um investimento de cerca de 70 bilhões de reais para ser construído. Ele foi inaugurado em 8 de janeiro de 2019 por desenvolvedores de energia solar e pelo governo.
Parque Solar Datong – China
O Parque Solar de Datong é um Parque Solar que fica localizado na China e foi o primeiro parque e ser construído com êxito no país. Localizado na região de Shanxi, mais especificamente em Datong, o parque é outro que possui o design de um urso panda gigante. A iniciativa foi realizada através do trabalho conjunto entre o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e a Panda Green Energy. O grande parque possui 1000 MW de potência.
Parque Solar Longyangxia Hydro – China
Outro grande Parque Solar também localizado na China é o Parque Solar Longyangxia Hydro. Este tem geração de 850 MW e tem uma curiosidade. A usina solar é integrada à hidrelétrica. O parque é acoplado a uma das turbinas hidrelétricas. Desta forma, o parque trabalha com o modelo híbrido, pois produz eletricidade a partir da água e do sol. A estação fotovoltaica foi construída no ano de 2013 e na primeira fase possuía 320 MWp e cobria 9 km²
Parque Solar PV Villanueva – México
O Parque Solar PV Villanueva é outro grande parque solar. Localizado no México, o parque conta com uma geração de 830 MW. O parque é atualmente o maior projeto da América Latina. Localizado em Viesca, Méxicouma capacidade total de 830MW de potência, foi concluído em março de 2018.
Parque Solar Rewa Ultra Mega Solar – Índia
Outro grande parque solar conhecido mundialmente, é o Parque Solar Rewa Ultra Mega Solar, localizado na Índia. Com capacidade de 750MW, o parque foi terminado em julho de 2018. Em uma pesquisa realizada, o parque era o sexto maior parque solar do mundo. Além disso, o projeto conta com uma curiosidade, segundo informações divulgadas pelo governo indiano, esse é o primeiro projeto de energia solar no país a quebrar a barreira da paridade com a rede.
Parque Solar Kamuthi – Índia
Quando construído, o parque solar Kamuthi era considerado o maior projeto solar da Índia. Com geração de 648 MW, o parque fica localizado em Tamil Nadu. Nas primeiras imagens aéreas registradas, a imensidão de placas se assemelhava a um grande lago.