Artigo e Notícias

18 de Maro de 2021
Compartilhe

Welcome Energia 2021 reúne grandes nomes do setor energético

BENTO ALBUQUERQUE, Ministro de Minas e Energia
BENTO ALBUQUERQUE, Ministro de Minas e Energia.

                                         

Na terça-feira, 16/03, aconteceu o evento Welcome Energia 2021, que reuniu vários profissionais de renome na indústria energética do país. No evento 100 % digital, os participantes discutiram sobre as perspectivas políticas e econômicas para o setor energético brasileiro. Realizado pelo Grupo Mídia e pela Revista Full Energy, o evento tem como objetivo contribuir com o segmento energético. Líderes da indústria, governo, entidades setoriais puderam expor suas visões e expectativas para o setor energético no ano de 2021. Quem abriu o evento foi o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

 

“Estamos realizando uma reflexão estrutural da priorização dos investimentos em inovação no segmento, além de verificar a melhor forma de valorar os benefícios ambientais das fontes limpas. Esse movimento foi acelerado pela Medida Provisória 998, aprovada pelo Congresso Nacional e convertida em lei, que também reforça o papel da fonte nuclear para o país – energia limpa atuando na base do sistema”, disse o Ministro.

 

O evento contou com a participação de profissionais como Marisete Pereira, secretária-executiva no Ministério de Minas e Energia; Carlos Quintanella, Diretor-executivo da FGV Energia; Ricardo Baitello, especialista do Departamento Técnico- regulatório da ABSOLAR; Carlos Evangelista, Presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD); Bárbara Rubim, Vice-presidente de Geração Distribuída da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica); José Mauro Coelho, Secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia; Andrew Frank Storfer, CEO da América Energia; Reginaldo Medeiros, Presidente-executivo da Abraceel; dentre outros profissionais de renome na indústria energética.

 

O setor de energia solar fotovoltaica foi representado por Ricardo Baitello, Carlos Evangelista e Bárbara Rubim. Os três puderam expor as expectativas para o setor solar para o ano de 2021 e falar um pouco sobre o setor energético. Segundo Ricardo, o Brasil pode atingir 12,5 GW, ainda em 2021. De acordo com o especialista, a energia solar fotovoltaica e a eólica poderão representar mais de 40% da matriz elétrica do futuro. Ainda no evento, Ricardo falou sobre o avanço regulatório da Geração Distribuída. “O avanço regulatório que a geração distribuída tem experimentado desde a Resolução 482 já superou 8 anos. Desde lá tem sido implementadas modalidades variadas, como a geração remota e a geração compartilhada. Então nós temos modalidades que já podem permitir que não apenas o proprietário do telhado tenha essa geração fotovoltaica”, disse Baitello em live do evento. “Seria sem dúvida uma alternativa excelente. Seria ótimo que a ANEEL pudesse trabalhar esse tema. Claro que os desafios são muitos da ANEEL, não só da ANEEL, mas de todos tomadores de decisões e os órgãos”, completou Ricardo.

 

Ricardo Baitello,especialista do Departamento Técnico- regulatório da ABSOLAR  - créditos: André Pinnola Funbio
Ricardo Baitello, especialista do Departamento Técnico - regulatório da ABSOLAR - créditos: André Pinnola/Funbio.

 

 

Outra participante que defendeu a solar foi Bárbara Rubim, Vice-presidente de Geração Distribuída da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). “Acho que muito da pauta de crescimento das renováveis no mundo, para além de pensar somente no Brasil está sendo guiada por uma discussão climática. Essa discussão climática, ela foi desacelerada em 2020, em virtude da pandemia da covid, mas ela em 2021 com força total”, disse Bárbara na live. Segundo a profissional, a ONU mostrou que o Brasil assim como os outros países, não atingiu sua meta para redução de emissão do CO2, então esse compromisso vai permanecer. Além disso, ela falou que modernização do setor vai ser uma pauta nos próximos anos também.

 

Carlos Evangelista e Bárbara Rubim em live do evento Welcom Energia 2021
Carlos Evangelista e Bárbara Rubim em live do evento Welcome Energia 2021.

                                                                                     

A I.S Brasil participou do evento 100% digital e pôde acompanhar um pouco mais sobre as perspectivas da indústria solar fotovoltaica, para este ano. Em contato com Edmilson Jr. Caparelli, Presidente do Grupo Mídia, foi possível ter uma ideia sobre o evento e sobre a importância dele para o cenário. “O Welcome Energia nos permitiu compreender todas as interfaces políticas e econômicas ao lado das principais lideranças da indústria, governo, entidades setoriais e também de especialistas do setor com diálogos e exposições proveitosas para toda cadeia energética”, disse Edmilson Jr. Caparelli. “Foi uma manhã de importantes discussões para a agenda do setor energético ao pautar grandes e interessantes análises sobre a nova fase da matriz brasileira em um momento tão desafiador para o segmento a nível mundial. Tenho a esperança que o segmento supere todas as adversidades e que seja, de fato, um dos propulsores da economia do país!”, completou.

 

Edmilson Jr. Caparelli, Presidente do Grupo Mídia
Edmilson Jr. Caparelli, Presidente do Grupo Mídia.

Publicações Sugeridas

Como anda o mercado internacional? Após ano conturbado de 2020, as mudanças e os valores assustaram consumidores de todo o mundo. Com a pandemia do coronavírus, o mercado de importação e exportação enfrentou algumas mudanças. A taxa cambial subiu e muitos consumidores ficaram assustados.
8ª edição do Fórum GD Sul começa amanhã (30) O evento será realizado de forma 100% online, devido à pandemia da covid-19. Os participantes terão acesso a diversos conteúdos, informações e atualizações sobre o setor energético.
Colaboradores da I.S Brasil realizam treinamentos de segurança Os treinamentos permitem que os colaboradores aprendam conceitos e medidas de controle fundamentais para atuar em atividades periculosas. Com o curso obrigatório, a equipe conhece um pouco mais sobre os perigos do trabalho.
Brasil atinge 5 GW de potência instalada de GD Com grande avanço da energia solar fotovoltaica no país, Brasil atinge 5 GW de potência instalada de geração distribuída de energia. A pesquisa realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), retrata o grande avanço mesmo enfrentando crises.
Qual é a diferença entre os sistemas on-grid e off-grid? Você sabe? O assunto que gera dúvidas em muitos, pode ajudar pessoas que ainda não possuem energia elétrica. A proposta que promete revolucionar o cenário elétrico tem apresentado muitos benefícios.
I.S Brasil Solar inicia atividades no Centro de Integração e Comunicação em São José da Barra O "C.I.C" foi criado para ser um Centro de Comunicação e abriga a Faculdade Corporativa, que em breve, ofertará cursos para os funcionários. Além disso, o centro contará com equipes do Marketing e Recursos Humanos.
Clientes da I.S Brasil são classificados em TOP 100 da Milkpoint Levantamento que classificou os 100 maiores produtores de leite do Brasil, no ano de 2019, contou com 5 clientes da I.S Brasil. Alguns deles falam sobre como as usinas fotovoltaicas foram importantes nesse processo.
I.S Brasil leva alegria para Guiné-Bissau Visando ajudar crianças e famílias de Guiné-Bissau, um país carente da África Ocidental, a empresa I.S Brasil realizou uma grande doação, que alegrou o natal de habitantes locais de Quinará.
I.S Brasil realiza doação de Natal para famílias e para APAE A I.S Brasil passou por distritos e bairros rurais da cidade mineira de São José da Barra e também na APAE de Alpinópolis, fazendo a alegria de todos.
Vídeo: I.S Brasil doa Usina Solar Fotovoltaica para APAE de Alpinópolis Com foco em realizar ações sociais e sustentáveis pela região, a I.S Brasil levou economia e sustentabilidade para a APAE de Alpinópolis.
Veículos elétricos já são realidade na I.S Brasil Temos certeza que em algum momento da sua vida, você já ouviu falar sobre carros elétricos, seja em programas de televisão, internet ou em uma conversa com os amigos. Muitos pensam que essa é uma realidade distante, mas o futuro está aqui.
Reciclagem e Sustentabilidade: Como ajudam nosso meio-ambiente? No dia 22 de novembro é comemorado o dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo e por isso, separamos um assunto especial para ser abordado: a reciclagem e a sustentabilidade. Você sabe como elas se completam?
Minas Gerais segue na frente como maior produtor de Energia Solar Fotovoltaica O estado que é referência em energia solar segue liderando o ranking de produção, segundo dados divulgados pela ABSOLAR que ressaltam a unanimidade dos mineiros em produção de energia fotovoltaica.
I.S Brasil realiza doação de máscaras para asilo em Alpinópolis Colaboradores visitaram o asilo e entregaram 1000 máscaras descartáveis para servidores e internos.
I.S Brasil relembra começo e agradece Lázaro do Ganchinho Coadjuvante da história da empresa I.S Brasil, Lázaro Antônio da Silva, ou como é conhecido popularmente Lázaro do Ganchinho, volta à sede e relembra como tudo começou.
Dia do Livro: I.S Brasil disponibiliza títulos aos colaboradores Pensando em aumentar os conhecimentos de seus colaboradores, a I.S Brasil desenvolveu sua própria biblioteca. A proposta, que teve início no meio deste ano de 2020, atraiu funcionários que estão adorando a iniciativa.
Água: 5 formas de economizar Nos últimos anos, o ecossistema vem sendo modificado de forma constante pelas ações dos seres humanos. Dentre os recursos que precisam de mais cuidado e que podem desaparecer, está a água.
I.S Brasil doa usina fotovoltaica para a Marinha do Brasil Com intuito de promover ainda mais a economia e a sustentabilidade em São José da Barra/MG, a I.S Brasil realizou a doação de uma usina solar fotovoltaica para a Delegacia Fluvial de Furnas. O termo da doação foi assinado no dia 13 de agosto.
Energia solar: investimento que traz economia e tranquilidade No artigo anterior, falamos sobre a viabilidade econômica da energia solar e trouxemos a história do senhor Carlos - um produtor de leite que possuía gastos de energia em torno de R$ 17.000,00 mensais.
Energia solar: entenda a viabilidade econômica para o produtor rural Anteriormente, em nosso artigo sobre como a energia solar fotovoltaica ajuda a aumentar seus lucros na produção de leite, alguns leitores tiveram dúvidas quanto ao investimento e à viabilidade econômica da energia solar.
Como a energia solar fotovoltaica ajuda a aumentar seus lucros na produção de leite? Ainda que a energia solar tenha uma recente popularização no Brasil, ela já é responsável por 1,6% da matriz energética brasileira. Você conhece e sabe como ela pode ajudar a sua fazenda?
A I.S Brasil recebe a certificação Selo Verde do Instituto Chico Mendes No mês de janeiro, a empresa I.S Brasil, situada em São José da Barra/MG, recebeu do Instituto Internacional Socioambiental Chico Mendes a certificação Selo Verde de Ação Socioambiental.
Energia fotovoltaica é aliada da sustentabilidade e produtividade no agro Por qualquer ângulo que se olhe, quando se fala no uso da energia na propriedade, o desenvolvimento sustentável é um caminho que, necessariamente, deve ou deverá ser percorrido.

Somos especialistas em energia solar.

Rua Campo Belo, 172 - Furnas, São José da Barra/MG
Entre em contato
com nossa equipe
Telefone 35 3523-5485
WhatsApp 35 99247-9468

Somos especialistas em energia solar.

Rua Campo Belo, 172 - Furnas, São José da Barra/MG
© Copyright 2020 - I.S. Brasil Soluções Sustentáveis - Todos os direitos reservados.