Geração distribuída pode ultrapassar Itaipu neste ano

14 abr 2022

A energia solar fotovoltaica, modalidade geração distribuída pode ultrapassar ainda em 2022, a usina hidrelétrica de Itaipu Binacional, que possui 14 GW de potência. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a GD tem atualmente 10 GW, e as projeções indicam que os 14 GW podem ser alcançados até setembro deste ano.

São mais de 1,1 milhão de unidades consumidoras aproveitando a geração de energia elétrica limpa e renovável gerada em mais de 930 mil sistemas. Desde 2012, o segmento acumula mais de 300 mil empregos gerados e mais de R$ 52,4 bilhões em investimentos, conforme a associação.

A energia solar fotovoltaica com as duas modalidades, geração distribuída e geração centralizada, já ultrapassou a usina hidrelétrica de Itaipu, em março deste ano. Assim, a fonte com os dois segmentos possui um total de 15 GW em potência operacional instalada. Portanto, são 10 GW gerados pela geração distribuída e 5 GW gerados pela centralizada, que são as grandes usinas de energia solar espalhadas pelo Brasil.

Geração Distribuída e o crescimento

O crescimento da geração distribuída no Brasil, é algo que ultrapassa o evidente, principalmente se pensarmos nos inúmeros benefícios da fonte. No ano passado, no mesmo período, a modalidade possuía 5,84 GW. Anteriormente, 1,90 GW foram gerados pela classe comercial, 1,90 MW pelas residências e 676 MW da classe rural.

Atualmente, a GD está presente em todos os estados e cidades brasileiras. Com forte presença em Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, acumula bons resultados.

“O intervalo foi maior que o percorrido para alcançar o gigawatt anterior (9GW). Levando em conta que o primeiro trimestre sempre é impactado por feriados e funciona como um período de tomada de decisão para novos projetos, reafirmamos que 2022 será um ano de aceleração sem precedentes do crescimento da geração distribuída”, disse Guilherme Chrispim, presidente da ABGD.

Enfim, temos uma tecnologia que já foi aceita, pois está em todos os lugares levando economia e sustentabilidade. Aliás, educando toda uma população sobre o potencial das energias renováveis.

Leia também

PL 2703 pode ser votado no Senado nesta semana

PL 2703 pode ser votado no Senado nesta semana

O Projeto de Lei nº 2703, que define a prorrogação do prazo para a Lei 14.300, até julho de 2024, pode ser votado nesta quarta-feira,14, no senado Federal. Segundo informações do INEL (Instituto Nacional de Energia Limpa), o PL 2703 foi pautado e é o quinto item da...

PL que amplia prazo para “taxação do sol” é aprovado

PL que amplia prazo para “taxação do sol” é aprovado

O Projeto de Lei 2703/2022, que altera a Lei nº 14.300, famosa "taxação do sol", de 6 de janeiro de 2022, com o objetivo de acrescentar prazo para novas compensações de energia foi aprovado ontem,06, na Câmara dos Deputados. Com 260 votos a favor e 83 contra, o...

I.S Brasil recebe certificação do Instituto Chico Mendes

I.S Brasil recebe certificação do Instituto Chico Mendes

A I.S Brasil Solar e o grupo Fazendas Reunidas ACP, Filhos e Netos receberam no dia 22/11/2022, no Clube Sírio, em São Paulo- SP, no Prêmio Socioambiental promovido pelo Instituto Chico Mendes, a certificação do PROCERT - Programa de Certificação pelo Compromisso com...