ICMS: Câmara aprova PLP que limita alíquota sobre ICMS

26 maio 2022

A Câmara dos Deputados aprovou ontem, 25/05/2022, o PLP 18/12 (Projeto de Lei Complementar nº 18/2022), que limita alíquota sobre o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para energia e combustíveis. O bens e serviços estão classificados como supérfluos e o ICMS incidente em alguns estados supera 30%. O texto-base passou com 403 a 10 votos.

Em primeiro lugar, o texto classifica os combustíveis , gás natural, energia elétrica , comunicações e transporte coletivo. Vale o entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal), que limita a incidência de imposto para esses itens a uma faixa de 17% e 18%.

Os deputados rejeitaram as modificações sobre o texto, e agora, ele segue para o Senado Federal. Alguns estados reagiram mal a aprovação do projeto de lei, nesse sentido, podem barrar esta iniciativa.

O projeto é uma das iniciativas do Presidente da Câmara , Arthur Lira (PP- AL), para reduzir o valor da energia elétrica, principalmente depois de toda movimentação e preocupação com o preço atual e sobre as perspectivas para o final do ano.

O ICMS

O ICMS é um imposto estadual, considerado um dos principais fontes de arrecadação dos estados, utilizado em serviços essenciais para a população como segurança, saúde e educação. 

O substitutivo do relator, deputado estadual Elmar Nascimento (União-BA), para o PLP 18/22, do deputado Danilo Forte (União-CE), passará por um processo de compensação paga pelo Governo Federal aos estados pela perda de arrecadação do imposto por meio de descontos em parcelas de dívidas refinanciadas desses entes federados junto à União.

O ICMS sobre energia elétrica define métricas e varia de estado para estado. Atualmente, a menor alíquota é paga pelo estado de Roraima (17%), e a maior é paga no estado do Rio de Janeiro (32%).

Leia também

PL 2703 pode ser votado no Senado nesta semana

PL 2703 pode ser votado no Senado nesta semana

O Projeto de Lei nº 2703, que define a prorrogação do prazo para a Lei 14.300, até julho de 2024, pode ser votado nesta quarta-feira,14, no senado Federal. Segundo informações do INEL (Instituto Nacional de Energia Limpa), o PL 2703 foi pautado e é o quinto item da...

PL que amplia prazo para “taxação do sol” é aprovado

PL que amplia prazo para “taxação do sol” é aprovado

O Projeto de Lei 2703/2022, que altera a Lei nº 14.300, famosa "taxação do sol", de 6 de janeiro de 2022, com o objetivo de acrescentar prazo para novas compensações de energia foi aprovado ontem,06, na Câmara dos Deputados. Com 260 votos a favor e 83 contra, o...

I.S Brasil recebe certificação do Instituto Chico Mendes

I.S Brasil recebe certificação do Instituto Chico Mendes

A I.S Brasil Solar e o grupo Fazendas Reunidas ACP, Filhos e Netos receberam no dia 22/11/2022, no Clube Sírio, em São Paulo- SP, no Prêmio Socioambiental promovido pelo Instituto Chico Mendes, a certificação do PROCERT - Programa de Certificação pelo Compromisso com...